Paraíba participa de fórum de implementação das classes hospitalares promovido pelo MEC e Unesco

Paraíba

28.05.2018

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Gerência Executiva da Diversidade e Inclusão (Gedi), participou na última quinta-feira (24), do Fórum de Discussão e Construção Para Políticas Públicas do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, realizado em Natal/RN, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure).

O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), faz parte de um movimento mundial de inclusão, que enfatiza a necessidade de se alcançar uma educação para todos, centrada no respeito e valorização das diferenças.

De acordo com informações de Vanuza Cavalcanti, gerente da Gedi/SEE, o MEC está realizando reuniões em todo o território nacional na intenção de implementar uma política de institucionalização do atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Brasil. “No fórum construímos propostas numa Carta Compromisso que garantirá a implementação das classes hospitalares em todo o território nacional”, afirmou a gerente.

Na quarta-feira (23) foram construídas as propostas e na quinta-feira (24) foram realizadas visitas às instituições que atuam com classes hospitalares e domiciliares em Natal, a exemplo do Hospital Varela Santiago, da Policlínica e da Casa Durval Paiva. “O Rio Grande do Norte educação2 270x202 - Paraíba participa de fórum de implementação das classes hospitalares promovido pelo MEC e Unescojá possui atendimento educacional hospitalar e domiciliar. Por meio da nossa participação, queremos implantar essa política na Paraíba, pois alguns estados do Brasil, a exemplo do Rio Grande do Norte, têm mais de uma década de prática. Nosso Estado possui uma Lei Estadual que contempla essa política, resta agora implantá-la”, explicou Vanuza Cavalcanti.

Além da equipe do MEC/Unesco e da Gedi/SEE, também participaram do fórum representantes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, a Subcoordenadoria de Educação Especial/Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, professoras que atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, representantes da UFRN, Uern, Ufersa.

http://paraiba.pb.gov.br/paraiba-participa-de-forum-de-implementacao-das-classes-hospitalares-promovido-pelo-mec-e-unesco/