Paraíba figura entre os estados com maior participação no Enem e SEE inicia coleta de resultados junto aos estudantes

Paraíba

17.01.2024

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes à edição de 2023 foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e já estão disponíveis para consulta por meio da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), utilizando o login único da plataforma gov.br. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, contando com a participação expressiva de mais de 4 milhões de inscritos e 2,73 milhões de participantes, o que gerou um índice de participação de 68% no país. Na Paraíba, os dados revelam que na rede pública de ensino, que conta com 32.697 matrículas, 92,0% dos alunos, ou seja, 30.068, se inscreveram para o Enem. 

Dentro desse contingente, 70,7% (21.249) efetivamente participaram do exame, representando uma significativa taxa de participação em relação aos inscritos (70,7%) e concluintes (65,0%). Quando ampliamos o olhar para o conjunto dos concluintes do Ensino Médio no estado, com um total de 38.440 matrículas, observamos uma inscrição de 92,1%, somando 35.414 participantes. Desses, 74,7% (26.471) marcaram presença no exame, representando uma taxa de participação entre os inscritos de 68,9%. Deste modo, a Paraíba se destaca na participação do Enem, figurando em terceiro lugar no ranking geral dos estados com maior participação e quarto lugar quando considerada apenas a Rede Pública de Ensino.

Visando consolidar informações importantes para o planejamento educacional no estado, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), lançou, também nesta terça-feira (16), uma plataforma de coleta de dados para que os estudantes possam acessar e preencher com seus resultados no Enem 2023. O acesso deve ser feito por meio do link bit.ly/ColetaENEM2024PB. Para completar o formulário, os estudantes devem informar a escola em que estudam, Gerência Regional de Ensino, regime, idade, se foi participante dos programas da pasta, entre outras informações.

“A participação expressiva dos estudantes paraibanos no Enem 2023 é um reflexo do comprometimento com a educação e do reconhecimento da importância desse exame para o futuro acadêmico e profissional. Nossos parabéns a todos e os convido a compartilharem suas conquistas e pontuações por meio do link oficial disponibilizado pela Secretaria. A coleta desses dados não apenas proporcionará uma visão abrangente do desempenho educacional no estado, mas também subsidiará iniciativas que visam o aprimoramento contínuo do sistema de ensino. A colaboração dos estudantes é fundamental para a construção de estratégias mais eficazes e personalizadas, garantindo um futuro educacional ainda mais promissor para todos”, salienta o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza. 

O Enem, além de ser um indicador importante da qualidade da educação, oferece oportunidades diversas para os estudantes. As notas obtidas podem ser utilizadas para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de serem aceitas em universidades estrangeiras e instituições particulares. Mais que uma avaliação, o Enem motiva os estudantes a continuarem sua jornada educacional, abrindo portas para novas perspectivas profissionais.

Rayssa Fernandes, estudante concluinte da ECIT Bernardino José Baptista, localizada na Zona Rural do município de Triunfo, está entre os estudantes da Paraíba com maior nota na redação, somando 980 pontos. A jovem conta que sempre se dedicou à escola. “Eu me dedicava muito às matérias passadas na escola, tentava aprender de todo jeito, e eu fui me preparando através disso, sem contar que eu tive professores muito bons. Na questão da redação, eu estudei ali em casa, participei do Desafio Nota 1000, e também tive professores que me ajudaram nisso. Eu estou muito feliz com o meu resultado e acredito que eu possa conseguir entrar no curso que eu quero, que é Direito”, conta.

Sobre as demais notas, o Ministério da Educação informou que os treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos) devem ter os resultados divulgados em até 60 dias. Já o espelho das redações estará disponível em 90 dias.