Pará
14.08.2024O governador Helder Barbalho e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, firmaram na tarde desta terça-feira (13) parcerias para o fortalecimento das agendas desenvolvidas entre as partes, principalmente em políticas públicas voltadas ao combate da evasão escolar, e parcerias para desenvolvimento da educação ambiental no Pará e na realização da COP Jovem, em Belém.
No documento assinado entre as partes também há ações nas áreas de Saúde e Nutrição; Proteção contra violência; Água, Saneamento e Higiene; Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, e Pobreza Infantil e Proteção Social. A reunião de trabalho contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Francisco Melo (Chicão) e do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Durante o encontro, no gabinete do governador no Palácio dos Despachos, sede do Poder Executivo estadual, em Belém, Helder Barbalho afirmou que a atuação conjunta é estratégica pela capilaridade e pelo conhecimento técnico de cada instituição.
“Queremos muito avançar em parcerias com o Unicef para cuidar das nossas crianças e adolescentes, principalmente no combate da evasão escolar. Se faz necessário um esforço transversal das instituições na agenda da educação para implementarmos avanços significativos”, ressaltou Helder Barbalho.
Vozes da juventude - Atualmente, o Unicef e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolvem ações comuns de educação ambiental e apoio à mobilização de adolescentes e jovens para a conferência juvenil COP 30, marcada para o primeiro semestre de 2025, e que deverá pautar a agenda da conferência mundial sobre mudanças climáticas em novembro do mesmo ano.
“É um novo acordo com o Unicef que envolve diversas áreas, em especial a educação. Unicef tem um grande trabalho no mundo inteiro de suporte à educação, e vai estar aqui com esse acordo, ao qual o Estado fez a adesão. Avançaremos, por exemplo, em programas como o Busca Ativa, onde nenhum aluno pode ficar fora da escola, e o Unicef tem muita inteligência, tem muita coisa que pode nos ajudar, não só a rede estadual, mas a todos os municípios do Estado. Esse é um processo importante”, frisou o secretário Rossieli Soares.
Texto: Leonardo Nunes (SECOM)