Pará conquista mais uma medalha nos Jogos Escolares Brasileiros e segue para decisão nas modalidades coletivas

Pará

04.11.2021

Nesta quinta-feira (4), penúltimo dia dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), a delegação paraense segue na disputa por mais medalhas e com perspectivas de novas conquistas nas modalidades coletivas. Até o momento, o Pará já subiu ao pódio 13 vezes e antes mesmo do fim das competições, alcançou sua melhor participação em toda a história do evento esportivo.

A última medalha conquistada foi na modalidade vôlei de praia - série bronze, com os estudantes-atletas Washington Luís e Rian Saldanha, ambos de 14 anos, do Instituto de Desenvolvimento Educacional Imaculada Conceição (IDEIC), no município de Mocajuba, na região do Baixo Tocantins. A dupla de jogadores retorna ao Pará com a medalha de prata na bagagem e repletos de experiências para o futuro.

Segundo a técnica dos alunos, Regiane Rodrigues, os JEBs possibilitam a descobertas de novos talentos para o esporte. Ela afirma que essa vitória é motivo de orgulho para toda a população mocajubense. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, porque demonstra a garra e superação que passamos até chegar aqui, nos Jogos Escolares Brasileiros 2021. Voltar para casa com a medalha de prata, é motivo de muito alegria e emoção para todos nós”, frisou a treinadora.

PARTIDAS

Mais nove times paraenses devem competir em diferentes modalidades esportivas, ainda hoje, contra equipes de outras regiões brasileiras e com grandes possibilidades de subirem ao pódio:

Futsal masculino (PA x PB);

Futsal feminino (PA x AL); 

Handebol masculino (PA x ES);

Handebol feminino (PA x ES); 

Voleibol de quadra masculino (PA x RR);

Voleibol de quadra feminino (PA x RO);; 

Voleibol de praia (PA x MA); 

Basquetebol masculino (PA x RN)

Basquetebol feminino (PA x RJ).  

JEBs 2021

De 29 de outubro a 05 de novembro, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são realizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, o evento busca recuperar o status de principal celeiro de talentos desportivo brasileiro.

Após 17 anos, a competição direcionada aos que ainda estão começando na carreira como atletas, ficou sem ocorrer. Na edição de 2021, 17 modalidades esportivas compõem a programação, 15 das quais foram disputadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio (com exceção do futsal e xadrez). Cerca de 6 mil estudantes com idades entre 12 e 14 anos, representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, com delegações do mesmo tamanho.

Pela primeira vez na história dos Jogos Escolares Brasileiros, haverá disputa de provas paralímpicas, na modalidade atletismo. Apesar de não ser o único objetivo, o sonho do pódio encanta os participantes dos JEBs e, no total, serão distribuídas mais de 2 mil medalhas para atletas de todo o País. As instalações que foram utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, agora estão servindo de palco para as competições.