Pará conquista 1° lugar geral na etapa classificatória às Paralimpíadas Escolares 

Pará

29.08.2022

Delegação paraense, com 90 paratletas, consolida favoritismo com mais de 150 medalhas


A delegação estudantil paraense conquistou o primeiro lugar geral na etapa regional das Paralimpíadas Escolares, encerrada na sexta-feira (26) em Natal, capital do Rio Grande do Norte. São mais de 150 medalhas nas provas de atletismo, natação e bocha. No número de pontos, a equipe paraense ficou 15 pontos à frente da segunda colocada, da Paraíba, no quadro definitivo, somando 39 pontos.

A premiação dos paratletas, técnicos e comissão ocorreu em um hotel na capital potiguar. Desde o início da competição, a delegação paraense se destacou. Das três modalidades, em duas os paraenses ficaram em primeiro lugar: atletismo e bocha. Na natação, o Pará ficou em segundo lugar por décimos de pontuação. “Isso mostra que nós estamos no caminho certo, no caminho da inclusão e da oportunidade para todos. Esses jovens que disputaram três modalidades têm idade entre 11 e 17 anos. Fazemos a inclusão pelo esporte paralímpico. Hoje é nosso dia; o Pará tá no topo”, enfatizou Marcley Lima, chefe da delegação paraense. 

Oportunidade única - Lucilene Oliveira é mãe de Nauam Adrian, paratleta com paralisia cerebral. Aos 16 anos, Nauam conquistou uma medalha de ouro na bocha, esporte que exige muito do intelecto e agilidade nas jogadas. “Para mim é uma conquista muito grande voltar para casa com essa medalha. Vendo meu filho evoluir nos estudos com a ajuda do esporte. Eu fico até emocionada, pois é uma oportunidade única que estamos vivendo. Eu faço questão de estar ao lado dele, sempre. Penso que se Deus me deu ele assim, é para trazer muitos ensinamentos. Ele é meu anjo. Só tenho orgulho dele”, disse Lucilene. 

A delegação paraense de paratletas estudantis chegou na terça-feira (23) em Natal para mais uma etapa classificatória às Paralimpíadas Escolares, que será realizada em dezembro, em São Paulo (SP). A capital do Rio Grande do Norte recebeu a maior delegação – com 90 paratletas - entre todos os estados, e foi a única do Norte a disputar essa classificatória. Toda a logística da delegação é organizada pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009, e representam o maior mundial para crianças e adolescentes com deficiência em idade escolar.

 

Texto: Ascom Seduc

Foto: Divulgação