Mato Grosso do Sul
24.09.2024O PAP/MS (Programa de Aprendizagem Profissional de Mato Grosso do Sul) tem se destacado como uma iniciativa eficaz para a formação de jovens e a inserção deles no mercado de trabalho. Com mais de 200 contratos firmados, o programa tem recebido aprovação crescente dos empresários que participam, evidenciando seu impacto positivo na economia local.
Marília Gabriela, é terapeuta ocupacional e proprietária da Clínica Stimulus, ela é uma das empresárias que aderiu ao programa, no caso dela foi uma adesão voluntária. Segundo Marília, o contrato firmado tem trazido muitos benefícios, uma vez que a aprendiz se enquadra nos requisitos necessários para a função que exerce na clínica.
“A Bianca hoje é indispensável na nossa clínica, ela tem empatia com os pacientes e pais, é discreta e possui um atendimento de muita qualidade. Ela tem disciplina, chega no horário e tem um bom relacionamento com todos da clínica”, afirma Marília.
Os empresários têm elogiado a qualidade dos aprendizes formados pelo programa, destacando não apenas a disposição e dedicação dos jovens, mas também a relevância das competências adquiridas. Com isso, muitos deles têm optado por efetivar os aprendizes após o término do contrato, contribuindo para a redução da taxa de desemprego entre os jovens no estado.
A empresária ressalta que possui interesse em efetivar a aprendiz assim que o contrato do programa terminar, após 12 meses e futuramente fazer outra contratação pelo PAP.
“Ela está aqui há pouco mais de três meses, eu já havia testado pessoas de diferentes idades e experiências profissionais, a Bianca deu certo conosco, meu desejo é efetivá-la e futuramente contratar outro aprendiz pelo PAP”, explica a empresária.
Lançado como uma estratégia para promover a qualificação profissional e facilitar a transição dos jovens para o mundo do trabalho, o PAP/MS oferece uma formação teórica aliada à prática em empresas parceiras. A proposta é preparar os jovens para as demandas do mercado, proporcionando habilidades essenciais e experiências práticas.
A aprendiz Bianca Vitória Marques Malheiro de 15 anos, faz o itinerário de Assistente de Administração na CEEP Hércules Maymone, ficou sabendo do programa se inscreveu e passou por apenas uma entrevista e começou a trabalhar na clínica onde conheceu uma nova profissão.
“Eu adoro trabalhar aqui, com o PAP eu aprendi sobre organização financeira e aqui na clínica descobri a profissão de terapeuta ocupacional e essa pode ser uma opção na minha vida. Minha rotina aqui é muito tranquila, eu chego um pouco antes das 7h e fico até 12h, atendo os pais e também faço a parte administrativa da clínica”, explica Bianca.
O sucesso do PAP/MS é resultado do trabalho conjunto entre escolas, empresas e o Governo do Estado. A parceria tem se mostrado fundamental para garantir que os jovens tenham acesso a oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento profissional.
O gerente de Marketing da empresa Dale Sorvetes, em Campo Grande, Rogério Sandim, avaliou o programa como positivo e enalteceu o fato dos estudantes já terem uma base teórica nos itinerários profissionalizantes.
Nossa aprendiz é fundamental para nós aqui na empresa, toda a rotina já depende dela, no período da tarde quando ela não está, o setor sente a falta do trabalho dela, o PAP é um excelente programa, um incentivo mesmo para os estudantes e contribui muito para as empresas”, afirma Rogério.
Além disso, o programa contribui significativamente para o fortalecimento da cultura de aprendizagem dentro das empresas, incentivando um ambiente propício ao crescimento e à inovação. Com as perspectivas positivas e a adesão crescente por parte das empresas, o PAP/MS se consolida como um modelo a ser seguido em outras regiões do Brasil.
Ester Caroline Lopes, de 17 anos, é estudante do 2º ano do Ensino Médio do CEEP Hércules Maymone, e é a aprendiz na Dale Sorvetes. Ela faz o itinerário de Analista de Marketing e viu no programa uma oportunidade de continuar ajudando financeiramente em casa, uma vez que seu contrato com o Instituto Mirim havia chegado ao fim.
“Eu gosto de ter minha independência financeira e poder ajudar em casa, quando meu contrato do Mirim acabou eu fiquei sabendo do PAP e vi no programa a oportunidade de continuar trabalhando. Aqui na Dale eu fico no setor de Marketing e é muito bom colocar em prática o que eu aprendo no profissionalizante”, destaca Ester.
Com mais parcerias, espera-se que o programa continue a expandir seu alcance, beneficiando ainda mais jovens e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável de Mato Grosso do Sul.
Contratos
As contratações iniciaram-se em junho de 2023 e, atualmente, os jovens aprendizes atuam no mercado de trabalho em Três Lagoas, por meio do Programa.
As empresas parceiras que realizaram as contratações são:
Atualmente, na Capital, os estudantes são contratados pelas seguintes empresas parceiras:
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED