Papel do coordenador pedagógico e as novas rotinas são foco de formação oferecida aos profissionais da Diretoria de Educação de Palmas

Tocantins

29.03.2022

As rotinas de trabalho dentro das escolas e a delimitação de funções inauguradas pelo Novo Ensino Médio foram foco da formação promovida pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas. O evento, realizado na sede da Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), nesta terça-feira, 29, reuniu os coordenadores pedagógicos das escolas estaduais localizadas nos municípios que fazem parte da regional.

Segundo a diretora da DRE de Palmas, Maristélia Alves Santos, é preciso deixar claro quais são as tarefas do coordenador pedagógico para que não haja divergência com o trabalho feito pelo coordenador de área, função incluída na estrutura das escolas públicas pelo Novo Ensino Médio, instituído pelo Ministério da Educação e que passou a vigorar em 2022. “O alinhamento e a divisão das obrigações desses profissionais vão proporcionar eficiência nas rotinas escolares e resultará em mais qualidade no ensino oferecido aos alunos”, esclareceu Maristélia.

A diretora explicou ainda que o coordenador de área é o professor responsável por orientar o trabalho dos colegas que ministram a mesma disciplina que ele, como Matemática, por exemplo. Já o coordenador pedagógico articula os processos mais diversificados e interdisciplinares que envolvem a estrutura curricular e o processo ensino aprendizagem.

Ana Raimunda Rodrigues Machado é coordenadora pedagógica na Escola Estadual Novo Horizonte, localizada no setor Aureny IV, em Palmas, participou da capacitação. A educadora lembrou que os profissionais estão lidando com muitas situações novas em função da retomada das aulas presenciais e devido à implantação do Novo Ensino Médio. “Depois de praticamente dois anos, a rotina da escola foi quebrada e, por isso, é necessário participarmos dessa formação para alinhar novamente o trabalho e o fazer pedagógico”, afirmou.

Cristiano Viana / Governo do Tocantins