Panorama das principais alterações ao ECA é tema de congresso em Curitiba

Parcerias

18.04.2016

Realizados a cada dois anos, os Congressos Nacionais da ABMP se configuram como uma tradicional agenda de encontro dos atores dos Sistemas de Justiça e de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, servindo-se de um espaço de qualificação, articulação e mobilização de magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, educadores, profissionais de programas de atendimento, gestores e parlamentares.

O evento está previsto para um período de três dias, com uma programação interdisciplinar e interinstitucional, desenvolvida por meio de palestras, oficinas e debates voltados à reflexão sobre os PANORAMAS DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Em sua 26ª edição, a ABMP e seus parceiros entendem ser fundamental pensar o Congresso como um dispositivo de mudança e de transformação social, de modo que às intervenções teórico práticas sejam pensadas como vetores de conhecimento que possam impactar a visão e o entendimento do modo como são e poderiam ser considerados os direitos de crianças e adolescentes.

O XXVI Congresso assume inicialmente o risco de colocar pautas que não vêm sendo discutidas no país com a profundidade ou amplitude necessárias ou de deslocá-las para termos outros àqueles em que vêm sendo tratadas, sempre à luz dos princípios fundamentais da Convenção sobre os direitos da criança.

Embora seja fundamental que magistrados, promotores de justiça e defensores públicos tenham seus espaços próprios de discussão, entendemos que a participação de outros setores que atuam com crianças e adolescentes é – e sempre nos foi – fundamental.

Nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2016, Curitiba espera por você! Cidade referência nacional em qualidade de vida, inovações urbanas, cultura e gastronomia. Fundada em 1693, Curitiba, capital do Estado do Paraná, conta com uma população estimada pelo IBGE 2010, de 1.751.907 habitantes. Possui um clima temperado. É uma cidade multicultural, fato que se reflete na gastronomia, atrativos, costumes, povo e diversidade.

O XXVI Congresso da ABMP procurou apresentar uma somatória destes conhecimentos iniciando o evento com a tradicional Palestra Magna, nos próximos dias teremos palestras com renomados especialistas e Notório Saber no tema da infância, adolescência e juventude. Nosso temário central será dividido em duas salas simultâneas pois entendemos que um número diminuto de palestras atende a demanda conforme relatos do congresso passado, além do que facilita o fluxo dos congressistas.