Palestra sobre o papel de liderança do professor abre seminário realizado pela Educação

Tocantins

15.10.2020

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A programação do seminário ‘Professor: papel essencial para mudar o mundo’, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), foi aberta nesta terça-feira, 13, pela titular da Pasta, Adriana Aguiar, e contou com a participação de Rossandro Klinjey, que ministrou a palestra ‘Transformando professores em grandes líderes’.

Na ocasião da abertura do evento, Adriana Aguiar destacou a proposta das discussões que serão levantadas nesta terça e quarta-feira. “Esse seminário trará reflexões sobre diversas habilidades do profissional professor. Habilidades reconhecidas e outras nem tanto, mas que nos próximos dias iremos dar destaque nas palestras que serão ministradas e debates que serão levantados”.

A titular da Seduc também destacou que o evento marca a premiação do Selo ‘Quem Educa, Faz!’, que ocorrerá nesta quarta-feira, 14, a partir das 14h. “Eu fico muito feliz por estarmos celebrando o Dia do Professor com uma ação que foi pensada em 2018 e, mesmo atravessando um momento difícil como a pandemia, estamos aqui para reconhecermos os profissionais que fazem a diferença na educação tocantinense”.

Em sua palestra, o escritor, psicólogo clínico e mestre em saúde coletiva, Rossandro Klinjey, lembrou a importância das pautas emocionais para a vida dos professores. “Essas pautas aparecem na BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e para esses temas serem trabalhados, nós, professores, precisamos aplicá-las em nossas vidas. Precisamos fazer essa organização interior, sermos protagonistas para despertar novos protagonistas”.

Rossandro Klinjey pontuou que, no cenário da pandemia, os professores passaram por uma verdadeira transformação, se adaptando aos ambientes virtuais para continuar partilhando conhecimentos com os estudantes. Ele frisou ainda que os professores tiveram a sua importância evidenciada nos espaços domésticos, na relação dos pais com a educação dos filhos. 

Diante de todas as colocações, o palestrante deu importante conselho para os profissionais da Educação. “Nós somos o professor possível, nós somos o pai e a mãe possível. Se a gente se cobrar o impossível, a gente se tortura. Nós não vamos fazer tudo perfeitamente. Não dá, nesse momento, para darmos a melhor aula do mundo ao mesmo tempo em que temos três filhos [em casa] querendo aprender e estudar”.