Palestra sobre história de vida do paratleta João Saci reúne mais de 350 estudantes em Araguaína

Tocantins

29.08.2019

Guilherme Gandara e Patrícia Saturno/Governo do Tocantins

A comunidade de Araguaína conheceu a história de superação do paratleta João Saci, nesta quarta-feira, 28. Mais de 350 estudantes puderam assistir à palestra ‘Nascido para Vencer – Uma vida de Superações’, que é parte da programação do mês do estudante, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A trajetória de João Saci é marcada pela determinação e garra do paratleta goiano, que venceu a luta contra o câncer, descoberto aos 17 anos de idade. Durante anos de tratamento, a doença reapareceu diversas vezes. Ele teve que amputar uma perna, mas não deixou de acreditar que era possível realizar seus objetivos.

Em 2002, depois de ter amputado a perna, ele foi campeão brasileiro de natação, conseguindo índice paralímpico para os Jogos de Athenas, em 2004.  Após deixar as piscinas, João Saci começou a se dedicar ao crossfit, uma modalidade de treinamento que envolve diversas modalidades como levantamento de peso, ginástica e atletismo. 

Para se dedicar ao esporte, no entanto, ele precisou de uma prótese especial que adquiriu por meio de uma campanha de financiamento coletivo. A história de vida de João Saci é retratada no livro que também dá nome à palestra, ‘Nascido para Vencer – Uma vida de Superações’.

A palestra foi realizada em Gurupi, Palmas e Araguaína e levou aos estudantes a mensagem de que é necessário serem agentes transformadores de suas próprias vidas.

"Foi uma experiência gratificante que, de fato, impactou os estudantes. Eles serão multiplicadores dessa história, para que mais estudantes se tornem protagonistas, tenham um propósito, um projeto, que transforme suas vidas”, ressaltou João Saci.

Titular da Seduc,  Adriana Aguiar frisou que a ação é importante para valorizar os estudantes tocantinenses.  “No mês de agosto, nós contamos com uma vasta programação voltada para a sensibilização do estudante quanto ao seu real papel no mundo. Nosso objetivo é incentivá-los para que tenham metas, sejam persistentes e aproveitem o tempo na escola, com projeto de vida. Trazer o João Saci para contar a sua história é mostrar um exemplo real de superação de desafios e mostrar que é possível”.

Inspiração

Os estudantes de Araguaína contaram que a palestra trouxe motivação. “João Saci mostrou o projeto de vida dele e que nós temos que ser autônomos, protagonistas que lutam pelos sonhos e projetos”, disse Kállyta Gonçalves .

Já Kassia Moura destacou que é preciso ter um propósito na vida, assim como o paratleta. “É importante termos contato com pessoas que inspiram. Ele superou todos os desafios da vida dele e veio nos mostrar que nós também podemos”, finalizou.