Palestra sobre Educação Financeira teve enfoque na BNCC

Base Nacional Comum Curricular

09.08.2019

Campo Grande (MS) - Diretores, coordenadores e professores das escolas estaduais, municipais e privadas, participaram, nesta quinta-feira (8.8), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), de palestra ministrada pelo educador financeiro Reinaldo Domingos, com tema: Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O objetivo da palestra, de acordo com coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira Santos, é levar aos profissionais o conhecimento e vivência da ciência Educação Financeira, “hoje tão importante e necessária para a qualidade de vida das famílias brasileiras, atendendo as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, enfatiza.

Educação Financeira

O governador Reinaldo Azambuja sancionou, no dia 2 de agosto, no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul (DOE-MS), a lei nº 5.360, que dispõe sobre a inclusão do tema Educação Financeira nos componentes curriculares das Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

As escolas da REE poderão incluir em seus componentes curriculares, na etapa do Ensino Médio, em caráter complementar, conteúdo programático de informação e orientação sobre o tema Educação Financeira que contemplará e desenvolverá os princípios de planejamento, gerenciamento, avaliação e controle da economia pessoal e familiar, oportunizando a obtenção de informação, formação e orientação para o desenvolvimento de competências financeiras do cidadão.

Palestra

A palestra é uma proposição do educador e terapeuta financeiro, PhD. Reinaldo Domingos, através da DSOP Educação Financeira e da Abefin – Associação Brasileira de Educadores Financeiros, das quais Reinaldo Domingos é presidente.

A DSOP Educação Financeira é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, “atualmente, com a crise econômica do País e o aumento da inadimplência, a Educação Financeira vem se destacando cada vez mais, sendo uma necessidade eminente em nossa sociedade”, menciona Reinaldo.

Currículo

Reinaldo Domingos é PhD pela Florida Christian University com teses sobre Educação Financeira e Educação Empreendedora embasadas na Metodologia DSOP. Educador e terapeuta financeiro, é autor de inúmeras obras, entre elas do long-seller Terapia Financeira e dos livros Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar; Mesada não é só Dinheiro; Livre-se das Dívidas; Eu Mereço ter Dinheiro; Papo Empreendedor; Sabedoria Financeira; O Mistério da Praça Diamante; Sem Sonhos; A Menina do Rio e Diário dos Sonhos, entre outros.

Atualmente é presidente do Grupo DSOP, fundador e presidente da ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros). Idealizou, também, o primeiro curso de pós-graduação em Educação Financeira (presencial e EAD) no Brasil e o primeiro programa de mestrado e doutorado em Educação Financeira no Mundo. Reinaldo é mentor da Metodologia DSOP, que embasa todos os programas de educação financeira e, em seu canal no Youtube, Dinheiro à Vista, fala, semanalmente, sobre educação financeira.

Texto: Adersino Júnior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Foto: Juarez Júnior