Paraíba
31.07.2024O Curso de Aperfeiçoamento da Administração Pública, promovido pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira TCE/PB (ECOSIL), contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação na manhã desta quarta-feira (31), por meio da palestra ministrada pela Secretária Executiva de Administração, Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto. A palestra intitulada ‘Controle Interno e Governança na Secretaria de Educação’ foi transmitida através do YouTube.
De acordo com Pollyanna Loreto, o setor de controle interno foi implementado para dar mais transparência, fomentar a comunicação, a gestão de riscos, e gerir o orçamento de forma mais efetiva para que a secretaria não faça investimentos desnecessários ou indevidos. “Depois da implementação do controle interno tivemos uma economia muito boa para os cofres do governo do estado”, explica.
As boas práticas implementadas no Controle Interno na SEE-PB estão ligadas também ao aperfeiçoamento e capacitação dos servidores que atuam no setor. “Eles escreveram artigos científicos que foram inscritos no Congresso dos Secretários de Administração, evento organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) onde tivemos cinco aprovados”, revelou.
A secretária executiva destacou que o Controle Interno na SEE-PB é feito por pessoas. “Uma equipe muito capacitada que implementou tudo isso. São profissionais, pessoas com um olhar totalmente dedicado a esse controle”, ressaltando que a secretaria já teve grandes conquistas com a implementação de uma nova cultura organizacional que atende as diretrizes do Ministério Público.
Dentro de sua fala Pollyanna destacou também que na Educação não há somente a área pedagógica, pois existe a necessidade de atingir um fim social, e apontou as parcerias com o TCE-PB para divulgar as ações das escolas da rede estadual e das conquistas dos estudantes. “O nosso governador tem a educação como menina dos olhos dele. Estamos cumprindo essa missão de deixar a rede estruturada, que possam receber nossos alunos, que eles gostem de estar na escola, e queremos formar pessoas de bem para colocar nas faculdades e no mercado de trabalho”, finalizou.