Piaui
29.11.2023Gostei de saber que a Sarah era uma aluna sonhadora, me identifiquei”, revelou a estudante Maria Eduarda Sousa da Silva, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, após participar da Palestra Motivacional: História de vida com Sarah Menezes, que aconteceu no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Duque de Caxias, localizado na zona sul de Teresina, na manhã desta quarta-feira (29).
A campeã olímpica conversou com 199 estudantes do Ensino Fundamental do CETI, que ouviram histórias e conselhos da atleta piauiense. A palestra faz parte de uma série de visitas às escolas estaduais idealizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Sarah Menezes já percorreu mais de 40 escolas e destacou que a proposta é ajudar um pouco na formação dos estudantes, compartilhando sua trajetória e mostrando que não é diferente deles. “As palestras estão sendo maravilhosas pela interação que temos com os alunos. Eu conto minha história, de onde eu vim, como eu surgi. Meu objetivo é que eles consigam alcançar o sonho de cada um”, revelou.
Após o bate-papo, a aluna Maria Eduarda Lacerda afirmou que se identificou com a história de superação da judoca. “A Sarah Menezes nos incentivou a buscar nossos sonhos e a sempre buscar nossos objetivos mesmo com dificuldades. Ela utilizou o seu talento e persistência para se tornar referência”.
Após compartilhar sua trajetória, a atleta respondeu várias perguntas feita pelos estudantes sobre os seus maiores desafios na carreira, suas principais motivações e as sensações de subir ao pódio inúmeras vezes. “A sensação é igual tirar um dez em matemática. A felicidade é a mesma”, brincou Sarah Menezes.
Ana Maria Costa, diretora da escola, conta que a palestra foi importante para ampliar as perspectivas dos alunos ao ouvir uma história vencedora com a mesma origem deles. “A palestra motiva, sobretudo, os alunos que estão no processo de formação e na fase de constante mudanças. Todas as palavras da Sarah Menezes serão um incentivo para os nossos alunos, principalmente as meninas, ingressarem no esporte”, comentou a gestora escolar.