Palestra em inglês com americano estimula estudantes a participarem do Conexão Mundo

#Projeto Conexão Mundo

19.03.2024

Visando incentivar a participação dos alunos no projeto Conexão Mundo, a Escola Estadual de Ensino Médio Severino Gregório Dantas, situada no Distrito de Santa Luzia, em Picuí, integrante da 4ª Gerência Regional de Educação, promoveu na última semana uma palestra com o fotógrafo americano Christos Nikopoulos. O evento contou com a participação de cerca de 120 alunos e foi coordenado pelo Professor de Inglês e Espanhol da escola, Gleisiel Araújo. A palestra abordou aspectos sociais, econômicos, culturais e curiosidades dos Estados Unidos, incentivando a interação em inglês entre os alunos, que puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

O destaque da palestra foi a ligação com o programa Conexão Mundo da rede estadual de ensino da Paraíba. O programa, que está com inscrições abertas, tem como objetivo oferecer oportunidades de intercâmbio internacional a estudantes da rede estadual, proporcionando experiências enriquecedoras e ampliando suas perspectivas educacionais. A presença do palestrante na escola reforçou a importância da interação cultural e linguística proporcionada pelo programa aos jovens.

Durante a palestra, Christos Nikopoulos, que já teve experiência no ensino de inglês como segunda língua, enfatizou a interação entre as culturas americana e brasileira, instigando a curiosidade dos alunos por diferentes países e incentivando o interesse pela comunicação em outras línguas. A palestra, realizada em inglês, proporcionou aos alunos da escola, com ênfase nos estudantes do segundo ano, público-alvo específico devido à possibilidade de inscrição no Conexão Mundo, uma imersão na cultura americana e uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos linguísticos.

Ainda no decorrer da palestra foram abordados diversos temas, desde estações do ano até aspectos culinários e monumentos importantes dos Estados Unidos. Nikopoulos também ressaltou a importância da educação como meio para o sucesso na vida dos jovens e destacou a reputação dos brasileiros nos EUA, principalmente no seu estado, Massachusetts, como pessoas trabalhadoras e empreendedoras.

“A palestra fez parte de um incentivo que estava dando aos estudantes para se inscreverem no Conexão Mundo e assim poder conhecer outras culturas e aprimorar seus conhecimentos linguísticos. No dia anterior, havia trabalhado com o 2° ano o edital do programa Conexão Mundo para este ano, o que casou muito bem com a palestra, deixou os alunos mais interessados. Nikopoulos falou sobre as estações do ano, comidas, monumentos,  as duas cidades mais conhecidas e importantes dos EUA. Os alunos elaboram perguntas em inglês. Eu traduzi as perguntas, a palestra, e as respostas”, explica o professor Gleisiel Araújo.

A gestora da escola, Janaesse, destacou o esforço do professor em articular a realização da palestra, evidenciando a continuidade de um trabalho que já vinha sendo desenvolvido desde o ano anterior. A presença do palestrante americano exclusivamente na Escola Severino Gregório Dantas demonstra o compromisso da instituição em proporcionar experiências enriquecedoras aos alunos. A palestra foi dividida em dois momentos, contemplando os alunos dos diferentes espaços da escola. O primeiro momento ocorreu na sede, localizada no Distrito de Santa Luzia, enquanto o segundo aconteceu no anexo, situado no distrito de Serra dos Brandões, ambos em Picuí. A iniciativa visa garantir que todos os estudantes tenham acesso à oportunidade de intercâmbio cultural e linguístico proporcionada pelo programa Conexão Mundo.

Conexão Mundo - O projeto está integrado às políticas públicas por meio das Leis nº 10.613, de 24 de dezembro de 2015, e 11.655, de 23 de março de 2020, que dispõem sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba através do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações. O edital 2025/2025 do programa está com inscrições abertas até esta quarta-feira (20). No total, estão sendo disponibilizadas 400 vagas distribuídas entre as modalidades de Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional, divididas entre o Reino Unido, Espanha, Chile e China. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível no link bit.ly/InscricaoConexaoMundo