Tocantins
10.08.2024A relação entre pais participativos e o bom desempenho escolar dos filhos é um consenso entre os especialistas de educação, o que torna a parceria da família fundamental para o pleno desenvolvimento dos estudantes nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
Claiton da Silva Lima, de Tocantinópolis, Gilmar Alves Castro, de Angico, e Arlei Alves Soares, de Almas, são pais de estudantes da rede estadual e fazem questão de participar de todas as etapas da vida escolar dos filhos. Os três não abrem mão de motivar, acompanhar as atividades escolares, comparecer aos eventos e reuniões na escola.
A missão da paternidade é levada muito a sério por Claiton, que é pai de Júlia Lanay, de 13 anos, aluna do 8º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis. Ele está constantemente auxiliando a filha e atuando efetivamente nas ações propostas pela escola. “Tenho a convicção de que a educação é primeiramente papel da família, e a escola é o outro pilar que sustenta essa construção. Estar sempre presente na vida escolar dos filhos não deve ser uma responsabilidade exclusiva da mãe. Para mim, fazer parte da vida escolar da nossa filha é uma rotina que compartilho com muita alegria e satisfação”, relata.
Júlia é só orgulho do pai, que a incentiva a buscar mais conhecimento por meio da leitura e é parceiro na realização dos eventos da unidade escolar. “Eu me sinto muito feliz por ter um pai que não só me leva à escola, mas que participa de tudo. Desde pequena ele sempre penteou meus cabelos, fazendo meus cachinhos para eu ir para a escola, me ajudando nas tarefas quando eu preciso. É um pai maravilhoso”, conta.
Na cidade de Angico, Gilmar Alves Castro é um dos pais mais atuantes do Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa. Ele faz questão de participar das atividades promovidas pela unidade escolar e é um dos idealizadores do projeto Aluno Nota 10, que beneficia estudantes do ensino médio.
“Temos profunda admiração pelo Gilmar, que é um dos nossos grandes parceiros, um pai que se faz presente na vida dos filhos, sempre atuante, preocupado em fortalecer a escola e ajuda a transformar a sociedade por meio da educação”, revela a coordenadora de Apoio de Programas e Projetos da unidade de ensino, Maria Ozeni Barbosa Lima.
Os dois filhos mais velhos de Gilmar estudaram no Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa, Jomara e Samuel, ambos já formados. Atualmente os cuidados com a vida escolar são dedicados a David, que cursa a 2ª série do ensino médio.
“Ser pai é o papel mais importante da minha vida, então vejo essa participação como uma necessidade. Apesar de haver os que prefiram simplesmente delegar às mães essa tarefa, eu faço questão de não me omitir e dar o meu melhor nessa parceria com a escola, que é tão necessária para o futuro dos meus filhos. Além de um pai orgulhoso, como cidadão, me emociono, ao poder contribuir com a formação dos estudantes desta escola, e me alegro com a conquista deles”, destaca.
Quem também faz questão de não perder nada da vida escolar dos filhos é Arlei Alves Soares. Ele mora em Almas e é pai de Bruno Heitor, Isaías e Benjamim. Dois deles são estudantes da rede estadual: Isaías cursa o 8º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini e Bruno Heitor estuda a 2ª série do ensino médio no Colégio Agropecuário de Almas.
“Sempre soube da importância de ser esse pai presente em todas as áreas da vida deles, e na escola não poderia ser diferente. Desde que começaram a estudar, ainda pequenos, até agora, sempre incentivei e estive na escola me inteirando sobre o rendimento e o comportamento deles. Acredito que isso é muito importante, pois traz segurança para o aluno e também para os profissionais da escola. Eles sabem que podem contar com a família para apoiar, mas também para cobrar quando é necessário”, enfatiza.
Com presença constante na escola e comprometimento admirável com a educação dos filhos, a diretora da unidade escolar, Marizete Cardoso, ressalta que Arlei é um exemplo de envolvimento e dedicação. “Temos nele um verdadeiro modelo de pai, que apoia o aprendizado de seu filho com amor, cuidado e orientação, em casa, mas também se integra plenamente às atividades escolares. Isso demonstra como o envolvimento dos pais pode fazer a diferença na vida escolar dos estudantes”, conclui.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira /Governo do Tocantins
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins