Painel sobre a Educação de Santa Catarina

Consed

27.03.2015

Aconteceu um Painel sobre a Educação de Santa Catarina, na manhã do dia 19, primeiro dia da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed, que é realizada em Florianópolis - SC.

Neste painel sobre a educação do estado, o destaque foi a apresentação do Pacto por Santa Catarina, em que o horizonte é tornar o nível da educação pública no Estado de Santa Catarina similar ao que se vê nos países desenvolvidos, pormenorizando as metas, programas e indicadores incluídos nesse pacto, sendo que muitos deles já apresentam resultados concretos e muito satisfatórios.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps fez a apresentação do Pacto por Santa Catarina em Educação com o detalhamento de diversos programas e projetos. Para o secretário a visão e desafio são “colocar a educação de Santa Catarina no mesmo nível dos países desenvolvidos.”. Segundo ele as metas do IDEB para 2021 são nos anos iniciais 6,4 e 6,0 para os anos finais e o Ensino Médio.

O professor Eduardo também destacou a política pública dos Planos de gestão escolar para escolha do diretor com participação da comunidade, hoje, “temos 1.091 diretores qualificados e prontos para aplicar esse método”, disse.

Outra política iniciativa catarinense ressaltada pelo secretário foi à construção a partir do diálogo com toda a rede do Novo Plano de Carreira. Segundo Deschamps, atualmente, a definição do plano “está na fase de diálogo com o Sindicato dos Professores”.  O secretário aponta que os principais avanços são em relação a “ganhos maiores para graduados, pós-graduados, mestres e doutores” e “incentivo aos professores em sala de aula”.

Inovação na Educação

Dando continuidade à pauta da educação em Santa Catarina, tivemos a apresentação realizada pela gestora Lúcia Dellagnelo, coordenadora do Núcleo de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de Santa Catarina, que tratou do tema inovação na educação.

Lúcia afirmou que o tema não é necessariamente sobre automação ou informatização relacionada à educação, mas sobre “um ecossistema, uma rede de parcerias com empresas e organizações com expertise em soluções para os problemas estruturais da educação”. Segundo ela a experiência catarinense, é  um grupo constituído que “contribuirá para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado a partir da força motriz da educação, ofertando, para tanto, um closter de inovações para o setor”.

Dellagnelo também apresentou ao Fórum de Secretários, que está sendo gestado um Centro de Inovação para a Educação Brasileira, na oportunidade a gestora sugeriu “que os Planos Estaduais de Educação contemplem ações que sejam voltadas à inovação, para que, com isso, as redes passem a pautar/demandar o mercado”.

Ao final da apresentação, o presidente do Consed, Eduardo Deschamps colocou para apreciação do Fórum de Secretários a proposição de incluir o CONSED como partícipe do Centro de Inovação em Educação, o que foi prontamente aprovada pelo pleno.

A educação integrada com a sociedade

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina - Fiesc, Glauco José Côrte, apresentou o Movimento A Indústria pela Educação aos secretários estaduais de educação. O Movimento surgiu no final de 2012 em função de pesquisa internacional mostrando o Brasil na terceira posição no ranking dos países com mais dificuldades para encontrar profissionais qualificados para ocupar as vagas abertas no mercado de trabalho.

Segundo Côrte uma realidade que “afeta diretamente a competitividade do Brasil, já que outros países avançam mais rápido na melhoria da qualidade da educação”, explicou. E na busca por alcançar mudar esse quadro ocorreu o lançamento do Movimento, que segundo Côrte “percorreu todas as regiões catarinenses para sensibilizar os industriais e a comunidade para a necessidade de reverter a situação”.

Para o presidente da Fiesc “a educação passou a ser o nosso principal eixo de atuação”. A partir de pesquisas recente da Federação “71% das empresas perceberam ganhos como a elevação dos níveis de competência e qualificação e aumento da produtividade dos trabalhadores”, apontou. E adiantou para os secretários de educação que após o trabalho realizado em 2014 a pauta deste ano é “colocar o jovem no centro da estratégia do Movimento”.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, que preside o Consed, destacou o envolvimento da sociedade no Movimento, que reforça o projeto de expansão, com a participação de toda a sociedade.

 com informações da assessoria de Imprensa da FIESC.