Seguindo à pauta da II Reunião Ordinária do Consed, no último dia do evento realizado entre os dias 15 e 16 de maio, no Golden Tulip Porto Vitória, em Vitória-ES, aconteceu um painel para compartilhamento de experiências inspiradores na relação com os sindicatos.
Abriu o trabalho a secretária adjunta do Estado de São Paulo, Cleide Baub, que fez uma explanação sobre a valorização do capital humano e os processos de avaliação/capacitação docente, bem como relatou a experiência paulista na relação com os sindicatos.
Outra experiência convidada para o compartilhamento foi a realizada pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. Coube a titular da pasta, a secretária Rosa Neide Sandes de Almeida, relatar as experiências do Estado ressaltando o exitoso nos processos de escolha e eleição dos gestores escolares.
Rosa Neide, que esteve acompanhada do secretário adjunto de Gestão de Políticas Institucionais de Pessoal, Edilson Pedro Spenthof, destacou a consolidação de uma política de interlocução “muito propositiva com os sindicatos, com a existência de um fórum permanente de discussão, com representatividade do governo, sindicato, conselho de educação, ministério público e comissão de educação da Assembléia Legislativa”, disse.
Segundo Sandes, a partir da escolha deste formato, permitiu-se ao Estado “avançar significativamente na estruturação da carreira e da tabela de vencimentos docentes, bem como na aprovação do Plano Estadual de Educação”.
Pesquisa sobre a escolha do livro didático – Entre as últimas pautas da II Reunião Ordinária do Consed, ocorreu a apresentação, em primeira mão, de uma pesquisa sobre a escolha e o uso do livro didático (PNLD), realizada pela ABRELIVROS e pelo Ibope Inteligência.
Inicialmente, fez uso da palavra o presidente da ABRELIVROS, Antonio Luiz Rios da Silva, que explicou o contexto da pesquisa, que ocorre no âmbito do termo de Cooperação Técnica firmado com o CONSED. Silva aproveitou o espaço para explicar o processo de contratação do Ibope Inteligência para a execução da referida pesquisa.
Em seguida, Rosileide de Lima Rosendo e Hélio Gastaldi Filho Assim, representantes do Ibope Inteligência, apresentaram uma síntese do que foi apurado na pesquisa, feita com professores e coordenadores de ensino das secretarias de educação. Segundo os pesquisadores foram tabulados os prós e contras do atual modelo de escolha dos livros, indicando como positiva a democratização da escolha e o acesso universalizado aos livros. Entretanto, como aspecto negativo ficou ressaltado na pesquisa o “conteúdo pasteurizado das obras, que não atendem as especificidades regionais e os critérios/motivações considerados no momento as escolha do livro”, pontuou a pesquisadora Rosileide Rosendo.
Rosendo aponta que a pesquisa conclui que há uma boa aceitação/avaliação geral do processo de escolha do livro didático, pois, “a grande maioria entende que a palavra final, de fato, é do professor, sem interferências, bem como demonstrou que os professores utilizam diversos critérios na escolha”, disse.
Em seguida, a presidente do CONSED concedeu a palavra a alguns secretários que, em linhas gerais, reiteraram a pertinência da pesquisa e a necessidade de ajustes junto ao MEC no tocante à dinâmica do PNLD.