Pagamento do Todo Jovem na Escola será retomado a partir de 20 de abril no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

28.03.2023

O governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza anunciaram, nesta quarta-feira (29/3), a retomada do pagamento do programa Todo Jovem na Escola a partir de 20 de abril. O anúncio foi feito pelas redes sociais do governo. A bolsa permanência, de R$ 150 por mês, será depositada durante o ano letivo, ou seja, a partir do mês de março, quando as aulas na Rede Estadual tiveram início.

O governador destacou que a manutenção do programa é fundamental para alcançar melhores resultados na educação, em especial no enfrentamento ao abandono e à evasão escolar. “O pagamento será retomado regularmente e seguirá no mesmo sistema da edição anterior, com o valor sendo depositado no Cartão Cidadão do chefe da família”, explicou Leite.

De acordo com o decreto 56.248/2021, a bolsa permanência estava prevista até dezembro de 2022. A partir de janeiro deste ano, o Todo Jovem na Escola passou a integrar o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do vice-governador, e novos estudos de melhorias foram realizados para viabilizar a manutenção do programa em 2023.

“Trabalhamos para criar novos mecanismos dentro do projeto. Isso está sendo desenhado para que possamos apresentar aos gaúchos um Todo Jovem na Escola remodelado e mais forte para enfrentar a evasão escolar e ampliar a aprendizagem”, afirmou Gabriel. Ele citou o incentivo por desempenho e a criação de uma poupança para quem permanece na escola como mudanças previstas para as próximas edições. 

O governador complementou que o objetivo é consolidar o Todo Jovem na Escola como uma referência nacional no incentivo ao estudo nos próximos anos.

Sobre o programa

Não é necessária a inscrição no Todo Jovem na Escola. Basta que o estudante atenda aos critérios de renda e frequência escolar. A iniciativa é voltada aos estudantes do Ensino Médio Regular, da Rede Estadual de ensino, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo principal é reduzir a evasão escolar, além de aumentar o percentual de frequência escolar.