Pacaraima receberá Encontro de Formação para implementação do Documento Curricular de Roraima nos dias 19 e 20 de fevereiro

BNCC em Roraima

18.02.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Dando continuidade às ações para a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e DCRR (Documento Curricular de Roraima) em Roraima, nesta semana ocorrerá mais um Encontro Formativo. Será nos dias 19 e 20 de fevereiro em Pacaraima, município fronteiriço ao Norte do Estado.

Devem participar da formação, profissionais da Educação entre professores, multiplicadores, formadores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede estadual e da rede municipal de ensino de Pacaraima. O Encontro ocorrerá durante todo o dia na Escola Municipal Casimiro de Abreu.

A formação terá foco na parte prática, serão trabalhados por meio de oficinas em salas temáticas, os fundamentos pedagógicos e as concepções no novo currículo e também a elaboração do plano de aula alinhado ao DCRR e à BNCC.

“Estamos dando continuidade ao processo de implementação da BNCC e DCRR no Estado com a realização das formações. É muito importante o encontro formativo para que os profissionais de Educação, especificamente o professor conheça o documento e se aproprie das mudanças propostas, para que possa alinhar seu planejamento e seu trabalho”, explicou Márcia Helena Maia de Lima, coordenadora da equipe Pró-BNCC em Roraima.

O DCRR é um instrumento que direciona as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas da rede estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e a formação integral do aluno e foi construído à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC.

Em Roraima, todo o processo de implementação da BNCC/DCRR ocorre mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação)/Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).

O Encontro Formativo é coordenado pela equipe Pró-BNCC em regime de colaboração com o Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) da Seed, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Pacaraima e Undime.

Em 2020, os Encontros Formativos iniciaram em janeiro. Nos dias 30 e 31 ocorreu um encontro no município de São João da Baliza e nos dias 03 e 04 de fevereiro, em Mucajaí, atendendo também profissionais de Iracema.

NA CAPITAL

Depois de Pacaraima, nos dias 27 e 28 de fevereiro está programado mais um Encontro Formativo em Boa Vista, para profissionais das escolas da rede estadual de ensino. A formação será na Escola Estadual Francisca Élzika, no bairro Mecejana.

A Seed organizou internamente as escolas em seis territórios, conforme a localidade em que estão inseridas. O Encontro Formativo em Boa Vista atenderá profissionais de 24 escolas de três territórios: Território 03 (Escolas Antônio Ferreira, Ayrton Senna, Ana Libória, Buriti, Camilo Dias, Dom José Nepote, Carlos Drumond de Andrade, Francisca Élzika e Girassol).

Território 04 (Coema, Fernando Granjeiro, Mário David Andreazza, Tancredo Neves, Caranã, Centro Profissionalizante Antônio de Pinho Lima e os CEM (Colégio Estadual Militarizado) Maria dos Prazeres Mota e Maria Nilce Brandão e Território 07 (Antônia Coelho, Senador Hélio Campos, Maria Sônia de Brito, Vanda Pinto, Voltaire Pinto e os CEM Luiz Ritler de Lucena e Irmã Parodi.

SOBRE O DCRR

A partir de 2020 as escolas estaduais de Roraima terão um novo instrumento para nortear o ensino: o DCRR. Paras etapas Ensino Fundamental e Educação Infantil, o documento foi aprovado pelo CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima) e atualmente ocorre a sua implementação por meio de cursos, oficinas e encontros formativos.

O I Encontro Formativo ocorreu em setembro de 2019 no município de Caracaraí e o II Encontro foi realizado em dezembro de 2019 em Boa Vista para profissionais de doze escolas dos territórios 01 e 02: Diva Lima, Presidente Costa e Silva, Hildebrando Ferro Bitencourt, Penha Brasil, Vitória Mota Cruz, Barão de Parima, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Oswaldo Cruz, São José, São Vicente de Paula e Colégio Militar Estadual Cel Pm Derly Luiz Vieira Borges.

Para a etapa Ensino Médio, o documento foi construído ao longo de 2019 com a participação de todos os atores do processo como professores redatores, articuladores de etapa e equipe Pró-BNCC, também em regime de colaboração Seed/Undime. O documento foi concluído e encontra-se no CEE/RR para análise e aprovação.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidade da Educação Básica.

O processo de implementação da BNCC está ocorrendo em todo o Brasil mediante regime de colaboração entre Consed e Undime e deve estar efetivamente implementada nas escolas em 2021. Para outras informações, acesse http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.