Mato Grosso
06.05.2022A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da sua Ouvidoria, oferece um canal direto com o cidadão. O setor tem a função de receber denúncias, reclamações, diferentes solicitações e dar respostas ao cidadão. Na Seduc, o setor tem conseguido acolher estudantes, pais e profissionais da educação, atendendo a diferentes demandas com agilidade.
No último relatório consolidado da Ouvidoria, o setor conseguiu entregar respostas ao cidadão num tempo médio de 3 dias, o que correspondeu ao atendimento de 98,17% de todas as entradas no sistema.
“Nossa função é buscar soluções e, como toda demanda gera uma resposta, isso tem igualmente proporcionado confiança ao cidadão”, ressalta o ouvidor da Seduc, Gustavo Konopatzki, que atua no setor há 10 anos.
Qualquer cidadão pode buscar o atendimento da Ouvidoria através do site da Seduc, que tem sido o principal meio utilizado, o equivalente a 90,2% dos contatos realizados pela sociedade.
Para abrir a comunicação com a Ouvidoria através do site, basta acessar a Aba Ouvidoria e, nesta, o Fale Conosco. Aqui o cidadão encontra o FALE CIDADÃO, um sistema no qual é possível contato com o setor. Nele é possível escolher entre as opções: Denúncia, Reclamação, Solicitação, Elogio, Sugestão ou Informação. Acessando um destes temas, o cidadão faz sua comunicação direta com a Ouvidoria.
No ano passado 3.530 pessoas recorreram à Ouvidoria, sendo o principal tema acessado no sistema Solicitação, com 35,6% das procuras pelo setor. Com relação às Solicitações, podem surgir situações sobre trâmite de documentos e até busca por simples informações, como por exemplo, meios de contato com determinado setor da Secretaria.
O ouvidor ressalta que o sigilo absoluto sobre quem realiza as denúncias ou faz as reclamações é parte do código de ética que norteia todo o trabalho, o que também contribui para a confiança do cidadão na hora de reportar seus problemas.
Qualquer pessoa também pode buscar o atendimento da Ouvidoria da Seduc, através do contato telefônico, pelos números 0800 647 1520 ou (65) 3613 6430; pelo E-mail: ouvidoria@controladoria.mt.gov.br ou indo pessoalmente à Administração Central, em Cuiabá, localizada à Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 215 (Centro Político Administrativo), de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Texto de Luciana Oliveira.