Os caminhoneiros são heróis para a estudante do Colégio Militar que venceu o Concurso de Cartas dos Correios

Roraima

17.05.2019

Por: Marília Mesquita

Fotos: Ascom/Seed-RR

Para muitas pessoas, os super heróis são aqueles personagens que vemos em filmes e desenhos animados mas, para a estudante Elen Ji Chang, de onze anos, que estuda no Colégio Militar Estadual Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges em Roraima, os caminhoneiros é que são os verdadeiros heróis. A aluna conquistou o 1° lugar na fase estadual do 48° Concurso Internacional de Redação de Cartas realizado pelos Correios.

O objetivo do concurso, que este ano tem o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói” é melhorar a alfabetização através da arte epistolar, ou seja, escrita de cartas. Além de incentivar a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

A estudante escreveu sobre a greve dos caminhoneiros ocorrida em 2018. Segundo ela, os profissionais são importantes para o desenvolvimento do país e muitas vezes são invisíveis.

“Quando os caminhoneiros paralisaram, houve um colapso na economia do Brasil, eles são essenciais para o funcionamento do país e é importante que as pessoas saibam disso”, explicou Elen, falando sobre o motivo da escolha do seu tema.

A professora de Língua Portuguesa e orientadora, Eliane Melo destacou a importância do concurso como uma ferramenta estratégica para propor conhecimentos aos alunos. “Eu sempre incluo este concurso ao meu plano anual de aulas, pois ele serve como ferramenta para os alunos adquirirem novos conhecimentos”, revelou.

Para iniciar as atividades, a professora explicou que apresenta o tema em sala de aula para os alunos, explica a importância e ambos dialogam sobre o assunto. Após isso, são realizadas pesquisas para execução dos textos.

“Os alunos escrevem, leio, sugiro mudanças, parabenizo os acertos, peço que sejam originais e criativos. Não podem copiar nada da internet, apenas usá-la como fonte de pesquisa para conhecimento do tema abordado”, explicou Eliane.

As redações devem ser em formato de carta, escritas a mão, usando caneta esferográfica preta ou azul e conter no máximo 900 palavras. Segundo Eliane, não é só a premiação que importa e sim os conhecimentos que os estudantes irão adquirir.

“O aluno precisa ter contato com a leitura e escrita de diferentes textos que circulam na nossa vida diária e precisamos ir além dos muros da escola. Não é só a premiação que vale, mas, principalmente os conhecimentos que irão adquirir”, finalizou a professora.

A gestora pedagógica do Colégio, Rozmeri Binsfeld destacou a participação da estudante no concurso. “Estamos muito felizes e orgulhosos, pois a Elen só tem onze anos e fez uma redação brilhante. O concurso é uma forma de enriquecer, com temáticas variadas, os conhecimentos dos alunos, contextualizando o ensino e o currículo trabalhado na nossa escola”, finalizou Rozmeri.

Além da carta sobre os caminhoneiros, a estudante também escreveu sobre os bombeiros e voluntários que auxiliaram no resgate das vítimas de Brumadinho em Minas Gerais.

Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5.000,00, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10.000,00.

CONCURSO

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa, ou seja, fase internacional, fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas da rede pública e privada, que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.