Orquestra Matéria Prima leva música erudita à Escola Estadual José Vilela

Pernambuco

24.10.2019

Nesta quinta-feira (24), o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) levou à Escola Estadual José Vilela, em Casa Forte, o projeto Circulação de Música de Câmara. A iniciativa tem o objetivo de levar a música erudita às escolas do Recife e da Região Metropolitana, apresentar um repertório de obras brasileiras e universais, populares, mas agradável e acessível ao público.

Na ocasião, a Orquestra Matéria Prima apresentou o espetáculo musical e ministrou uma aula para os estudantes. Durante o concerto-aula, os professores apresentaram cada instrumento e falaram de sua finalidade na banda. Conceito de música e apreciação musical foram alguns dos temas abordados. Em seguida, os estudantes tiveram a experiência de manuseá-los e acompanhar a orquestra.

“A gente sempre busca a interação com os estudantes para tentar semear novos alunos de música. Então, nós trazemos alguns instrumentos para que eles toquem junto com a gente para despertar a curiosidade”, explicou o diretor musical, Mauricio Cezar.

O repertório é bem diversificado. Além da música erudita, a orquestra tocou ainda músicas internacionais e canções clássicas do cenário nacional, como “Carinhoso”, de Pixinguinha. “Carinhoso é um clássico da música brasileira. A gente fica muito feliz em perceber que quase 100 anos depois, estudantes conhecem essa música e cantam conosco. É muito emocionante e gratificante ver que a música pode ser tão marcante”, acrescentou.

De acordo com a gestora da escola, Maria Luciene, o concerto foi um caminho para que os estudantes procurem apreciar outros gêneros musicais. “Eu acho muito positivo ter um evento como esse na escola, pois a música causa um impacto muito grande na vida das pessoas. A partir dessa apresentação eu tenho certeza que vai aumentar a procura pelo conservatório e pela disciplina eletiva de música que nós temos aqui na escola. A gente só educa pela emoção. Se a gente não toca o coração, nós não conseguimos educar. Então, eu acho que nada melhor do que uma educação na prática” considerou a gestora. 

Emocionada, a estudante Maria Eduarda, 16 anos, acompanhou atenta a cada apresentação da Orquestra Matéria Prima. “Não é todo dia que a gente vê esse tipo de apresentação. Infelizmente muitas pessoas ainda não conhecem esse projeto e outras não têm acesso e a gente pôde acompanhar de perto a um belíssimo espetáculo, ter aula e tocar os instrumentos. Foi uma experiência incrível”, salientou a jovem.

Medalha de Bronze: No último final de semana, a Escola Estadual José Vilela participou da 13ª edição do Festival de Música na Escola, promovido pelo Comitê de Entidades e Pessoas (Coep), no Centro de Convenções, em Olinda. Na ocasião, a banda “RESIFA” ganhou o 3º lugar.