Orientações e informações marcaram ações do Dia Mundial do TDAH realizadas pela SED/MS

Mato Grosso do Sul

23.07.2024

Em alusão ao Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), celebrado no dia 13 de julho, a SED (Secretaria de Estado de Educação), realizou nos dias 10, 11 e 12 de julho ações de conscientização nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino)

O objetivo das ações foi levar informações sobre as características e prejuízos que as pessoas com TDAH enfrentam no ambiente escolar, tanto nos aspectos pedagógicos como no social.

As ações foram desenvolvidas pelas professoras psicopedagogas que atuam nas SAP’s (Salas de Apoio Pedagógico), da Ceief (Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: “é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento na infância ao longo da vida”.

O objetivo das SAP’s é oportunizar os estudantes com transtornos funcionais específicos da aprendizagem, tais como diagnóstico de TDAH, dislexia, discalculia e disortografia, matriculados do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, apoio psicopedagógico que objetive minimizar o fracasso escolar, melhorando o contexto educacional e acadêmico dos estudantes.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo