Oportunidade Jovem: Seduc divulga nova lista classificatória de Monitoria para estudantes e egressos da rede estadual

Piaui

03.04.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou as listas com os mais de 430 classificados no Programa Oportunidade Jovem para atuarem no Eixo Monitoria Estudantil de Nível Médio. A seleção inclui estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, dos Módulos III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A outra chamada para atuar na monitoria é destinada a egressos da rede estadual de ensino.

- Estudantes classificados para vagas remanescentes no eixo Monitoria

- Egressos classificados no eixo Monitoria

Os selecionados devem encaminhar a documentação exigida, conforme o edital, até o dia 3 de abril. O procedimento será realizado na escola em que o estudante está regularmente matriculado ou, no caso dos egressos, na escola onde concluíram o Ensino Médio. 

O programa, que será desenvolvido ao longo do ano letivo de 2025, disponibilizará 3.180 vagas para monitores em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e componentes dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Agropecuária.

Bolsas de Incentivo e Atribuições

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do programa para o desenvolvimento educacional dos alunos. “O Oportunidade Jovem estimula o protagonismo dos estudantes, garantindo o desenvolvimento educacional ao mesmo tempo que oferece suporte financeiro. Este ano, o programa está ainda mais robusto, abrangendo mais disciplinas e beneficiando um número maior de alunos”, afirmou o Secretário.

Os monitores selecionados pelo programa Oportunidade Jovem receberão bolsas de incentivo. Estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, dos Módulos III e IV da EJA, e os egressos da Rede Estadual de Ensino, terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 350 durante oito meses. Já os monitores da 1ª série do Ensino Médio e do Módulo II da EJA, que serão selecionados a partir de julho, receberão o mesmo valor, mas por um período de quatro meses.

Os monitores terão a responsabilidade de auxiliar os demais estudantes em tarefas pedagógicas e didáticas, sempre sob a supervisão de um professor, contribuindo para a consolidação do aprendizado de seus colegas.