Opinião : Governo de Sergipe adota medidas na Educação diante do cenário atual

Sergipe

24.04.2020


[*] Josué Modesto dos Passos Subrinho

Atendendo à determinação do Governo do Estado, lastreada em orientações das autoridades nacionais e internacionais de saúde, e fundada nos mais consistentes conhecimentos científicos, as atividades de ensino foram suspensas em 16 de março e até o momento não há previsão de retorno.

Se essa suspensão de atividades de ensino provocou danos irreparáveis, especialmente à regularização do calendário escolar que a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura - Seduc - vinha lutando para obter, por outro lado é com alívio que a Secretaria informa que até o momento não há notícia de que qualquer membro da comunidade escolar tenha sido atingido diretamente pela Covid-19.

Em meio a toda a tensão provocada por esta terrível pandemia, um aspecto ficou mais evidente: a centralidade da escola para o funcionamento da sociedade. Este espaço público de convívio de gerações é fundamental para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento emocional e da sociabilidade.

Em Sergipe, cerca de 543 mil alunos da educação básica estão em casa. Destes, sendo 150 mil da rede estadual. Ambiente virtual da Sala de Aula Invertida, lives em horas marcadas e grupos de WhatsApp estimulam o aluno a criar planejamento de estudos, promover discussões virtuais em torno dos assuntos previstos no currículo do ensino. Os aplicativos sociais passaram a ser uma ponte entre o professor e o aluno. Esse tem sido o cenário de dezenas de escolas e professores estaduais.

Instituímos um comitê no âmbito da Seduc, a fim de traçar estratégias para o período de suspensão das aulas. Acompanhado do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, estou me reunindo com os departamentos e assessorias para que a Seduc disponibilize materiais de apoio para os estudos durante a suspensão das aulas.

Neste cenário, onde o Estado não pode parar, o que temos são alunos sergipanos em casa. Pensando assim, começamos a buscar parcerias e a executar projetos que se propõem a oferecer suporte pedagógico e tecnológico para que seja oportunizado o acesso aos estudos ao maior número possível de estudantes e professores. Trata-se de atividades pedagógicas complementares para que os nossos alunos deem continuidade à rotina de estudos neste período de distanciamento social.

Com as restrições e cuidados impostos pela situação atual, algumas atividades administrativas da Seduc foram mantidas. O objetivo é minimizar os danos às escolas e permitir o retorno das atividades de ensino nas melhores condições possíveis assim que as circunstâncias sanitárias deixarem de ser impeditivas. Os processos de aquisição de insumos e equipamentos e as providências para reformas e manutenção de escolas foram mantidos, bem como o dimensionamento das necessidades de recursos humanos em suas diversas facetas.

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Seduc, firmou uma parceria de peso com o Centro de Mídias em Educação do Amazonas, com o objetivo de disponibilizar, a partir do dia 20 deste mês, mais um canal de ensino e aprendizagem para os estudantes do território sergipano.

A Seduc firmou a parceria com Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe - Funcap - e o programa “Estude em Casa” passa a chegar à casa dos sergipanos por meio do sinal digital da TV Aperipê, oportunizando os conteúdos curriculares para que os estudantes dos ensinos fundamental e médio estudem em casa.

São quatro horas e 40 minutos de conteúdo na TV pública, cujo sinal alcança cerca de 61% dos municípios. Atualmente, a Seduc está trabalhando com mais de 70 professores sergipanos que estão gravando aulas a serem disponibilizadas no canal do YouTube. Além das videoaulas, a Seduc lançou o Portal Estude em Casa, que vai disponibilizar mais de 10 mil conteúdos.

É mais uma parceria que firmamos com o intuito de garantir o ensino/aprendizagem dos alunos nesta temporada em que o mundo exige novas concepções de ensino e adequações de aprendizagem por meio de ferramentas digitais. Estamos aliando a expertise em educação a distância de um Centro de Referência do país ao que dispomos no canal aberto digital da TV Aperipê.

A Seduc está firme com as parcerias e está disponibilizando formações e cursos para os professores, a exemplo da parceria com o Sebrae, que tem mais de 700 docentes inscritos na formação em educação empreendedora e financeira. 

Para os alunos que vão prestar o Enem este ano, haja vista que o calendário desse exame não foi alterado, a Seduc lançou o Plantão Enem 2020 com atendimento online. Além disso, o Pré-universitário do Governo de Sergipe está disponibilizando simulados online, cadernos e realizando lives com os professores, diariamente, nas redes oficiais da Secretaria.

A educação não pode parar, e estamos a par de que nosso maior desafio é que o conteúdo pedagógico chegue ao máximo de alunos possível. Mas estamos empenhados para que a aprendizagem dos nossos estudantes avance, mesmo diante deste atual cenário. No momento, continuamos monitorando as informações para planejarmos o retorno às atividades regulares.

[*] É secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura - Seduc