Mato Grosso
28.03.2022Felicidade e orgulho são as palavras que definem a gestão escolar da Escola Estadual de Tempo Integral José de Mesquita, em Cuiabá. Com índice de aprovação histórico, 11 estudantes que saíram direto do Ensino Médio conquistaram suas vagas no Ensino Superior. Entre os cursos escolhidos encontra-se Direito, História, Enfermagem e Comunicação Social.
A diretora da unidade escolar, Elisângela Melo, ressalta que não ficou surpresa ao receber a notícia das aprovações. “Não existe surpresa porque acreditamos neles de verdade e sempre dão resultado. A gente fez de tudo para estimular os estudantes durante o ano letivo e tudo o que sinto agora é gratidão”, destaca a diretora.
Entre os estudantes aprovados, destacou-se Marcelo da Silva Costa, de 17 anos, que obteve quatro aprovações, sendo duas classificações em primeiro lugar. Ao ser perguntado sobre os estudos, o aluno destacou que a pressão para ser aprovado foi uma de suas maiores inimigas, mas que teve muito apoio durante todo o processo. “Contei com um grupo de professores que hoje tenho orgulho de dizer que são meus amigos, eles me apoiaram e nunca negaram quando eu dizia que queria aprender cada vez mais”.
Marcelo relata que entre seu leque de opções optou pelo curso de História e está animado para as experiências da nova fase.
Por sua vez, Júlia Carvalho de Souza foi aprovada em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ressalta que está muito feliz com o seu resultado. A estudante revelou que ter uma rotina de estudos foi essencial para a aprovação e pretende manter o hábito na universidade.
“Me senti realizada por ver que todo o meu esforço valer a pena. Acredito que estudar no meio de tanta crise abala o nosso psicológico e a escola me proporcionou conhecer pessoas com o mesmo foco e objetivo que o meu, o que me impulsionou a seguir”, acrescenta Júlia.
Para prestigiar as conquistas, a escola preparou um café da manhã especial e fotografou os estudantes pintados com as siglas da universidade e o curso selecionado. Ademais, a gestão escolar encomendou uma faixa estampando as aprovações e a pendurou na fachada da escola.
Texto de Rebeca Cruz sob supervisão de Rui Matos.