Roraima
15.06.2021Por Mágida Azulay Khatab
Fotos: Ascom/Seed
Uma das estratégias utilizadas pelo Governo de Roraima na oferta do ensino remoto em tempos de pandemia de covid-19 foi levar conteúdo pedagógico para os estudantes da rede estadual de ensino por meio do programa de rádio Ondas do Saber.
Realizado mediante parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Rádio Roraima (AM 590), o programa volta a ser veiculado de segunda a sexta-feira às 13h, com podcasts de 20 minutos com informações aos estudantes, em especial do interior do Estado. A previsão para reestreia é para a próxima semana.
No ano passado, de maio a dezembro, foram veiculados 203 podcasts. 78 professores participaram gravando as aulas de todos os componentes curriculares, em uma linguagem simples e acessível atendendo estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Gracinara Teixeira, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Lobo D’Almada participou do Programa em 2020 gravando podcasts. Ela destacou a parceria com as escolas e coordenadores pedagógicos para a produção do material e falou sobre a experiência inovadora. “A experiência foi muito boa, foi uma inovação trabalhar com podcasts, unindo a tecnologia com o ensino. O reconhecimento pela Secretaria de Educação e Governo do Estado com a entrega de certificados aos participantes também foi excelente, mais forma de valorizar o trabalho do professor”, disse Gracinara.
Toda semana, a programação de aulas é divulgada nas redes sociais da Seed, para que os estudantes se organizem e saibam quais conteúdos serão ministrados naquele período.
Como o professor pode participar?
Para dar continuidade a esse trabalho pedagógico inovador, que inclusive inspirou outros estados da Federação, a Seed convida os docentes a gravarem os podcasts. Os interessados em participar do programa Ondas do Saber devem entrar em contato pelo telefone 99113-3618 para obter orientações sobre como gravar os podcasts. A equipe da DIFC (Divisão de Fortalecimento do Currículo) está à disposição para orientar a produção das gravações.
“A intenção do programa é manter envolvidos no processo de aprendizagem todos os estudantes da rede pública. Então convidamos os docentes da capital e do interior para que façam parte desse projeto. Entrem em contato com a Divisão de Fortalecimento do Currículo para esclarecimentos e demais orientações”, reforçou Solange Mussato, coordenadora do Programa Ondas do Saber da Seed.