Pernambuco
08.10.2019Argentina é a próxima parada para 29 estudantes das Gerências Regionais de Educação (GREs) Sertão do Araripe, Sertão do Alto Pajeú e Sertão do Médio São Francisco. Eles foram classificados para o intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo (PGM) e embarcaram no sábado (5) para Córdoba, onde irão estudar seis meses letivos para aperfeiçoar o idioma e vivenciar uma verdadeira imersão cultural.
Luciana Lima estuda na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Terezinha, no município que leva o mesmo nome. “Eu conheci o PGM ainda no sétimo ano, quando conheci outros estudantes que estavam viajando para o intercâmbio. Ali eu conheci a língua espanhola, que não era minha primeira opção mas se tornou uma paixão. Passei a estudar sozinha, me preparei para o processo seletivo do curso de idiomas e consegui entrar”, explicou a jovem. Luciana está com altas expectativas para a viagem. “É muita coisa a se pensar, espero que o intercâmbio seja uma experiência que mude minha vida. Crescer numa cidade do interior e conseguir uma oportunidade dessa não é fácil. Acredito que eu volto para o Brasil com uma mente muito mais aberta, histórias para contar aos amigos e uma boa carga cultural”, pontuou Luciana.
Quem também estava super animado era Eduardo Vieira, que precisou sair de Itabira às 22h da noite anterior para chegar a tempo do embarque. Ele vem da Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcanti, que fica no mesmo município. Foi através de palestras na unidade de ensino que ele teve acesso ao programa. “Durante o curso eu ganhei muito conhecimento e acredito que tenho uma boa bagagem, não deve demorar para eu me acostumar a língua espanhola”, contou.
Renata Serpa Vieira, superintendente do PGM, comentou sobre a previsão de embarques. “Começamos esta edição com embarques para o Chile, Canadá e agora Argentina. Agora em outubro serão embarcados mais intercambistas para Argentina e também para Alemanha”, explicou. “O diferencial deste embarque é que eles também foram acompanhados por um representante do programa internacional de intercâmbio, EduQuality. Então desde o check in no aeroporto eles já estão se habituando à língua espanhola”, contou Renata.