Oficina remota incentiva estudantes e professores na criação de robótica e fabricação de drones 3D

Tocantins

01.06.2021

Uma oficina remota de robótica e fabricação de drones está sendo promovida pelo projeto Steam Tocantins (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) para cinco estudantes e cinco professores de três escolas estaduais de Palmas e uma de Gurupi. Também participam da turma cinco alunos do curso superior em Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Laboratório de Tecnologias 3D (Labtec) da UFT, o Programa EPIC (Engajar, Praticar, Integrar e Colaborar), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a ArenaEduca. Conta ainda com o apoio do Programa Steam TechCamp Brasil, que é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). 

Os professores e gestores líderes do projeto na rede estadual, Erick Henrique Silva Góes, Raimundo Ferreira de Melo Neto e Marilene Guimarães participaram, entre 8 e 12 de fevereiro deste ano, da semana de imersão na metodologia Steam e maker, ofertada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O treinamento é baseado na metodologia de sala de aula invertida, organizada pelos tutores Erick Henrique Silva Góes e Raimundo Ferreira de Melo Neto, que definiram a ferramenta necessária para participação da aula; a curadoria de conteúdos para direcionar os alunos em um estudo prévio à aula; e um desafio de aquecimento para os participantes cumprirem e apresentarem no momento de aula síncrona. As primeiras aulas on-line de modelagem de drones foram realizadas nos dias 22 e 29 de maio, e o cronograma prevê mais duas aulas para os dias 05 e 19 de junho. 

De Palmas participam estudantes e professores de ensino médio da Escola Estadual Elizangela Glória Cardoso, da Escola Estadual Vale do Sol e do Centro de Ensino Médio (CEM) Taquaralto, e de Gurupi do Colégio Militar do Estado do Tocantins Unidade VII Presidente Costa e Silva. 

Emannuel Oliveira Pedreira, que estuda no CEM de Taquaralto, tem interesse e curiosidade pela robótica desde criança e falou sobre a oportunidade de desenvolver essas habilidades. 

“No processo de criação, estamos enfrentando alguns desafios, mas com a contribuição e trabalho da equipe que faço parte, em que também são integrantes o professor Marcelo do CEM de Taquaralto e o Adão, aluno da UFT, temos conseguido realizar o projeto e tem sido uma ótima experiência. No momento, estamos criando um drone em um programa 3D. O contato com alunos que já cursam ensino superior me motiva a me dedicar mais nos estudos e me proporciona a oportunidade de crescer como pessoa e futuro profissional”. 

Também participam da turma cinco alunos do curso superior de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins. A oficina de drones é coordenada pelos professores Msc Erick Henrique Silva Góes, Dr Edeilson Milhomem da Silva, Dr Warley Gramacho da Silva.

Steam Tocantins

A iniciativa visa promover o conhecimento científico, a cultura maker no ensino médio, a interação entre os alunos da Universidade e do Ensino Médio e a aprendizagem ativa baseada no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados, os drones, de baixo custo, por meio de Manufatura Aditiva (modelagem e impressão 3D), Robótica e Metodologias Ativas. O projeto tem como referência o projeto DRONECORIA, de código aberto, sediado na Espanha e com uma rede de pesquisadores, estudantes e professores colaboradores no Brasil.

Estão previstas outras ações educacionais baseadas na cultura maker e Steam até outubro: uma oficina de Gamificação e Tecnologias Acessíveis para professores de educação especial e o Seminário Virtual Steam Tocantins. 

Mais informações estão disponíveis no site https://epicteam.dev/dronesdebaixocusto/#wall-1.