Oficina promove integração entre Coordenadorias do ensino médio da SED

Mato Grosso do Sul

14.12.2017

Os professores da Secretaria de Estado de Educação (SED) que atuam no órgão central, nas Coordenadorias de Políticas para o Ensino Médio (Copem), Políticas para a Educação Profissional (Copep) e no Núcleo de Ensino Médio Integral (Nuemi) participam esta semana da Oficina de Cocriação para Planejamento Estratégico das Coordenadorias do Ensino Médio, ministrada pelo Instituto Tellus e Fundação Itaú BBA, no Centro de Formação Mariluce Bittar, em Campo Grande.

O encontro, com duração de dois dias, tem como foco a integração dos setores que atuam nas políticas para o ensino médio. “Os professores estão apresentando um pouco do trabalho de suas Coordenadorias, para que a integração entre os setores seja fortalecida, além disso, estão conhecendo o resultado de pesquisas que vão embasar o trabalho da SED, à luz da reforma do ensino médio e pensando sempre no estudante”, explicou o coordenador de Implementação da BNCC da SED, Hélio Queiroz Daher.

No primeiro dia de formação, nesta quarta-feira (13), a secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta compartilhou com os professores a experiência no Canadá, durante Missão pedagógica em Toronto. “Fomos justamente para conhecer o ensino médio de um país onde 95% dos estudantes estão na escola pública, país que busca excelência na aprendizagem, trabalhando sempre com equidade e ética e que pode nos inspirar, especialmente nas competências socioemocionais”, destacou a secretária.

Para Renato Gonçalves, que atua na equipe de ensino médio em tempo integral, as atividades desenvolvidas durante a formação possibilitam um diagnóstico da gestão, assim como as possibilidades de melhoria nos processos internos. “É bem interessante poder abordar e analisar nossos desafios, além de promover a integração dos envolvidos no ensino médio, pensando no impacto que causará no nosso resultado, que é o estudante da Rede Estadual de Ensino”, informou o professor.

Parceiros – O Instituto Tellus é uma organização sem fins lucrativos que busca desenvolver pesquisas, eventos e iniciativas para inspirar gestores públicos e sociedade civil a inovar. Já o Itaú BBA prioriza apoio a projetos que têm objetivo de aperfeiçoar o ensino básico.