Piaui
05.07.2023Com o objetivo de discutir a apropriação dos resultados da Avaliação de Fluência Diagnóstica, aplicadas para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, assim como a construção do plano de trabalho para garantir a melhoria dos indicadores de participação e desempenho das redes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (04), a Oficina de Apropriação de resultados da Avaliação de Fluência Diagnóstica 2023.
Organizado pela equipe do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), o evento aconteceu no auditório do SEBRAE, localizado no Centro Norte de Teresina, e tem como público-alvo coordenadores e formadores regionais. De acordo com a assessora especial do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios do Piauí da Seduc, Gabriela Oliveira, a oficina de apropriação dos dados da Avaliação Leitora teve como objetivo apropriar as equipes regionais dos resultados das avaliações de fluência, que medem a fluência leitora das crianças. “O diagnóstico da fluência leitora contribui para a percepção acerca do desenvolvimento dos alunos e os resultados permitem identificar o perfil de leitor, de modo a subsidiar estratégias para a consolidação do processo de Alfabetização”, declara a assessora.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de organizar as ações da Secretaria, tendo como norte os dados evidenciados nas avaliações para então realizar intervenções necessárias para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. “O uso de dados coletados com a estratégia de Avaliação Diagnóstica torna-se um instrumento de acompanhamento e aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do estudante. Estas evidências geradas nas escolas são fundamentais no planejamento do trabalho pedagógico, para as instituições entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram, assim como identificar possíveis defasagens do ano letivo e, a partir deste diagnóstico, reunir as equipes e direcionar as intervenções pelos professores”, afirmou o gestor.
A Avaliação de Fluência Diagnóstica é considerada uma das dimensões da alfabetização e diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem obstáculos, com atenção à entonação, ênfase e ritmo. A oficina busca fortalecer e apoiar a Rede Estadual e municipais na implementação de uma política de melhoria da aprendizagem por meio dos resultados das avaliações de fluência diagnóstica. A análise e apropriação de resultados da avaliação fluência serve para que as redes e suas respectivas equipes compreendam os resultados e possam transformá-los em ferramentas para o alcance de melhorias no aprendizado.