Piaui
26.11.2024O primeiro dia da segunda edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI), realizada nesta segunda-feira (25), foi marcado por momentos de aprendizado, criatividade e descontração. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI), reúne 210 estudantes e 51 professores da Rede Estadual de Educação no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, em uma programação que combina atividades pedagógicas e culturais até o dia 27 de novembro.
Entre os destaques do dia, a oficina de manipulação de teatro de bonecos, conduzida pelo artista popular e bonequeiro Chagas Vale, encantou os participantes. Durante a atividade, os estudantes formaram duplas para criar cenas improvisadas, aprendendo técnicas de manipulação, posicionamento correto e interpretação.
“O teatro de bonecos é uma expressão cultural muito rica e cheia de possibilidades criativas. Ver os estudantes interagirem com os bonecos, darem vida a eles e criarem histórias com tanta espontaneidade foi uma experiência fantástica. É como se cada um tivesse encontrado uma nova forma de se expressar e se comunicar”, destacou Chagas Vale.
O estudante Hélio Henrique Gomes, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, foi um dos participantes da oficina e comentou sobre a experiência, que para a maioria, foi inédita. “Eu nunca tinha manipulado um boneco antes. Foi divertido e ao mesmo tempo desafiador, porque precisamos pensar rápido para improvisar as falas e os gestos”, relatou Hélio.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância do evento no fortalecimento do aprendizado e valorização da cultura piauiense. “A Olimpíada de Língua Portuguesa é competição do projeto Seduc Olímpica e é um espaço para os estudantes explorarem seu potencial criativo e suas capacidades de leitura, interpretação de textos e escrita. Essa oficina de teatro de bonecos, por exemplo, une o lúdico ao pedagógico, ampliando as perspectivas dos jovens”, afirmou o Secretário.
A programação do primeiro dia também incluiu palestras sobre o hábito da leitura e variações linguísticas, conduzidas pelos professores Elenice Nery e Jucelino Aquino, respectivamente, além de uma noite de confraternização com pizza, que promoveu a integração entre os participantes.
A Olimpíada segue até a quarta-feira (27), com avaliações, oficinas culturais e a aguardada cerimônia de premiação, que reconhecerá os melhores desempenhos por série e os professores com práticas pedagógicas inovadoras.