Oficina culinária favorece e impulsiona aprendizagem de estudantes de escola estadual

Mato Grosso

31.05.2022

Os estudantes do 9° ano da Escola Estadual Professora Julieta Xavier Borges, do município de Barra do Bugres, tiveram uma aula de geografia diferente. O professor Luciano Félix realizou uma oficina de culinária para os alunos do período vespertino.

Os 25 estudantes foram divididos em quatro grupos, ficando com uma bancada cada, onde produziram picles, hambúrguer artesanal, iogurte e manteiga. Com a oficina, os estudantes tiveram a oportunidade de observar os alimentos, testar sabores, aprender técnicas de processamento e produção.

O professor Luciano explica que busca realizar atividades diferentes da aula tradicional em sala e, ainda, contribuir com o aprendizado de uma coisa nova para os alunos. O professor de geografia também é engenheiro agrônomo e ensinou técnicas de produção de alimentos, na qual pôde trabalhar os conceitos de higienização; fermentação; análise da regionalização, diferenciando técnicas urbanas daquelas de produção artesanal, o que contempla boa parte de seus alunos.

Luciano pretende realizar essa mesma atividade com outras turmas, no próximo semestre, mas, produzindo outros alimentos.

“Melhorou muito a questão disciplinar e criou-se um vínculo maior entre os próprios alunos e o professor, porque em sala geralmente não há a mesma aproximação. E isso muda o tratamento na sala, pois eles passam a enxergar o professor de outra forma e entendem melhor as regras de convivência. O respeito entre todos ficou maior”, comemora o professor.

A coordenadora da escola, Renata Cristina Rodrigues Silva, que apoiou a atividade prática, ressalta que isso “favorece e impulsiona a aprendizagem, pois auxilia na fixação dos conceitos formais que a escola precisa desenvolver com os estudantes. Foi também um momento de muita interação. Eles trouxeram um pouco de sua cultura culinária e da regionalidade da origem de seus familiares, agregando seus próprios conhecimentos”.

Ao final da produção, os alunos se confraternizaram e fizeram a degustação dos produtos confeccionado.

Texto de Luciana Oliveira.