Obras de alunos de Cachoeiro de Itapemirim em exposição Palácio Bernardino Monteiro

Secretaria de Estado da Educação do ES

07.06.2019

O Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, sede do executivo municipal, recebe a partir desta sexta-feira (7), a exposição “Revelando a Capital Secreta”. Os trabalhos foram produzidos com técnicas de óleo sobre tela, lápis sobre papel, em diferentes formatos, por alunos da Escola de Tempo Integral Liceu Muniz Freire.

As obras retratam desde paisagens do patrimônio edificado e natural, bem como a representação das personalidades artísticas de grande importância para a cidade. A exposição fica até o dia 09 de junho e pode ser conferida de 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Segundo a professora responsável por orientar os alunos, Laura Nascimento, a ação surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos, o conhecimento da história do município. “Saber a história da cidade significa preservar a memória e isso se traduz na valorização da própria origem, levando o expectador a construir uma visão de quem ele é e o seu papel no contexto da cidade”, disse Laura Nascimento.

A exposição

‘Revelando a Capital Secreta’ é um caminhar interessado, um olhar especulador da cidade desde a sua fundação aos dias atuais. É um descobrir seus cantos e encantos, seus segredos nem tão segredáveis assim, seus filhos ilustres da política, das artes, da rua. A exposição propõe uma narrativa sobre a cidade através de telas, desenhos, colagens, poesias, fotografias, foto crônicas e instalações fundamentadas na história, tradições e gestores da cidade.

A beleza da cidade é traduzida através de linhas e cores inspiradas nos variados movimentos estéticos das vanguardas europeias como proposta inicial, a fim de aguçar um novo olhar para aquela que é considerada a “Atena Capixaba”.

Serviço

Exposição Revelando a Capital Secreta
Local: sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim – ES;
Horário: 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira;
Data: 07/06 a 09/07 Texto: Soraia Camata