OAB Goiás faz a entrega de absorventes higiênicos arrecadados para alunas da rede pública estadual

Goiás

16.05.2022

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, recebeu, nesta quinta-feira (12/5), a presidente da Comissão da Mulher Advogada, da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Fabíola Ariadne, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No encontro, foi feita a entrega de absorventes higiênicos arrecadados pela entidade e destinados a estudantes da rede pública estadual de ensino em situação de vulnerabilidade social.

Os absorventes, fruto de campanha das comissões da Mulher Advogada e da Advocacia Jovem da OAB-GO, serão repassados às unidades escolares, nas ações do Programa Goiano de Dignidade Menstrual, do Governo de Goiás. O programa, instituído no final do ano passado, contempla mais de 52 mil alunas das escolas estaduais e cerca de 146 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado.

Também participaram do encontro a advogada Sirley Oliveira, membro da Comissão da Mulher Advogada, e, da Seduc, a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra, e a gerente de Segurança e Saúde do Servidor e dos Estudantes, Jaqueline Corneti. Para além da doação, a secretária da Educação falou  às advogadas sobre os uniformes, mochilas, kits de materiais escolares e vasilhames da Merenda Escolar, para cujas ações o Governo de Goiás vem dispensando bastante investimentos.

Oportunidades via Educação

“Eu sou fruto do que a Educação pode fazer por uma pessoa”, falou Fátima Gavioli, que contou às advogadas sobre as dificuldades que enfrentou para estudar e o quanto conquistou, por meio da Educação. “Fui empregada doméstica e hoje sou secretária de Estado da Educação, pela segunda vez, porque também fui secretária em Rondônia”, falou Gavioli.

De acordo com ela, a doação dos absorventes higiênicos feita pela OAB, por meio das comissões, chega em boa hora e contribuirá com um importante programa do governo estadual pensado para combater a evasão escolar. “Muitas meninas faltam à aula porque não têm recursos para comprar esse item de higiene”, disse a secretária. As representantes da OAB-GO devem voltar à Seduc, com vistas à contribuição da entidade em outras ações sociais da Educação pública estadual.

Goiânia, 13 de maio de 2022.

Comunicação Setorial da Seduc