O concurso Dança Tocantins das Escolas Estaduais anuncia ganhadores da DRE de Tocantinópolis

Tocantins

27.04.2022

Estudantes do Centro de Ensino Médio Tempo Integral Darcy Marinho, são os vencedores da etapa regional de Tocantinópolis, do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. O concurso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visa fomentar a prática da dança entre os jovens e resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins.

A estudante Stephany Guimarães Carvalho, de 15 anos, venceu na categoria solo com 1.025 votos, na disputa on-line. Ela é a quarta classificada para a etapa Estadual. O “Grupo Life and Action”, da mesma escola, venceu na categoria grupo. A equipe é formada pelas estudantes, Manoela Fernandes, de 14 anos, Nicolle Sthephanne, de 16, Gessivânia da Conceição, de 18 anos, e Werlley Dias, de 17. Com o estilo de dança contemporânea elas chegam à disputa final com 971 votos e também estão classificadas para a fase Estadual.

A experiência do Dança Tocantins veio como uma oportunidade de realização um sonho de Stephany Guimarães. “O Dança Tocantins e a realização de expressar algo que importante para mim, sempre gostei de fazer apresentações e mostrar para as outras pessoas a minha dança. Eu conheci a dança contemporânea pela internet, e nunca tive um professor. Foi difícil no começo, mas com o apoio da minha família, amigos e escola, eu consegui chegar até aqui”, afirmou.

A diretora do CEM Darcy Marinho, Suelene Gomes Silva, destacou o orgulho da unidade de ensino pela colocação dos estudantes no I Dança Tocantins. “Participar da etapa estadual é uma oportunidade para mostrar os talentos dos nossos estudantes. Estamos muito felizes com o protagonismo dos nossos jovens”, relatou.

Regional de Gurupi

As inscrições da DRE de Gurupi estão abertas de 5 a 6 de maio, nas unidades escolares. Para participar, as escolas deverão enviar para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital. 

DRE de Dianópolis

Encerradas as inscrições, a Regional de Dianópolis passa à etapa das competições, de 2 a 7 de maio. Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.

Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados.

Odenice Rocha/Governo do Tocantins