Mato Grosso do Sul
15.06.2022O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participa no período de 13 a 14 de junho, da XXIV Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2022), organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e realizada pelo Instituto de computação da UNICAMP.
A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição científica voltada para Programação e tem por objetivo despertar nos estudantes o interesse pela Ciência da Computação, por meio de obstáculos teóricos, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, proporcionar novos desafios aos estudantes e identificar talentos e vocações em Ciência da Computação, de maneira a instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de Ciência e Tecnologia.
O CEAM/AHS estará participando da modalidade Iniciação, Nível I e na modalidade Programação, em 3 (três) Níveis: Nível Júnior: para estudantes até o nono ano do Ensino Fundamental; Nível 1: para estudantes até o primeiro ano do Ensino Médio; Nível 2: para estudantes até o terceiro ano do Ensino Médio. As provas são compostas por tarefas de Programação com níveis variados de dificuldade: fáceis, que exigem um conhecimento mínimo de Programação, e tarefas com alto nível de dificuldade, que exigem um conhecimento avançado de Programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de Programação.
A OBI será realizada em 3 (três) Fases: Local, Estadual e Nacional. As provas da Fase Local e da Fase Estadual serão realizadas na escola, onde o estudante realizou a inscrição. As provas da Fase Nacional serão realizadas em Sedes designadas pela organização da OBI, preferencialmente Universidades localizadas nas capitais dos estados ou em cidades com grande concentração de competidores classificados. Em cada fase, os melhores classificados serão convocados a participar da fase seguinte.
Desta vez, o Centro contará com a participação de sete (7) estudantes do Atendimento Educacional Especializado de Programação, orientados pelo professor Moacir Colman, sob a coordenação de Cynthia Garcia Oliveira.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, assegura que “a OBI se destaca por proporcionar aos estudantes o interesse pela Ciência da Computação, assim como por realizar pesquisas que contribuam de maneira significativa no desenvolvimento tecnológico."
Adersino Junior, SED/MS