Projeto Aulão da Central do Enem ajuda alunos na reta final de preparação para a prova

Amapá

29.10.2021

O Governo do Estado promoveu na última sexta-feira, 29/10, o primeiro dia do Aulão Show da Central do Enem – programação presencial que ajuda na preparação de estudantes da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. Mais de 3 mil alunos de 50 escolas estaduais participaram do evento, que acontece na arena do Amapá Garden Shopping, em Macapá.

Entre os candidatos na disputa por uma vaga no ensino superior está a estudante do 3º ano do ensino médio Wirna Ferreira, da Escola Estadual Nanci Nina da Costa. Para a jovem de 17 anos, a experiência de participar da programação, que estava suspensa por causa da pandemia, foi fundamental para complementar o que estudou ao longo do ano.

“Esses últimos anos foram difíceis para nós estudantes e poder participar do Aulão da Central do Enem de forma presencial ajuda muito nessa reta final de estudo. Com tantos professores especialistas, as dúvidas logo são resolvidas”, disse a estudante

Professores de escolas particulares e cursinhos também colaboraram com a equipe de profissionais da Educação no primeiro dia da programação, que abordou as áreas de matemática e ciências da natureza. No segundo dia, marcado para 5 de novembro, as aulas serão de ciências humanas, linguagens e códigos e redação.

“Todos queremos que nossos estudantes sejam aprovados no vestibular, e ter eles tão perto nos motiva a melhorar o nosso desempenho e mostrar para eles o melhor caminho dessa prova”, disse o professor de matemática da Central do Enem, Glauco Brasil.

Para entrar na arena, os estudantes precisaram apresentar cartão de vacinação, de pelo menos uma dose, contra a covid-19, além do uso de máscara de proteção durante todo o evento. Pias para a higienização das mãos e álcool em gel foram colocadas à disposição do público.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, destaca que a realização da programação é mais uma estratégia do governo para colaborar com recuperação da aprendizagem dos estudantes, que foram afetados pela pandemia.

“Durante a pandemia sabemos que muitos estudantes tiveram problemas de aprendizagem. Poder realizar um evento dessa magnitude mostra o compromisso do Governo do Estado em proporcionar o melhor para nossos jovens”, destacou.

Como parte da programação, os participantes puderam visitar a Feira de Profissões. O espaço reuniu instituições públicas e privadas de ensino superior e cursinhos pré-vestibulares parceiros do evento. No local, os jovens puderam conhecer melhor os cursos superiores ofertados pelas faculdades.

Próximo dia do Aulão

Para participar do segundo dia de aulas, 5 de novembro, o estudante da rede pública deve fazer a retirada do ingresso na secretaria da escola onde é matriculado. Para egressos e estudantes da rede privada, a retirada do ingresso pode ser feita nos dias 3 e 4 de novembro, no polo da Unama, que funciona no Amapá Garden Shopping.