Amapá
17.01.2025
Alunos de escolas da rede estadual de ensino do Amapá celebram os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após a divulgação das notas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira, 13. Entre os destaques, Jaqueline Tainara, de 18 anos, foi uma dos estudantes que alcançaram 980 pontos na redação.
Sem acesso a cursinhos preparatórios, a estudante encontrou no programa Central do Enem, do Governo do Amapá, uma base importante para seus estudos, revisando em casa as dicas e conteúdos ensinados. Moradora do bairro Infraero I, na Zona Norte, a jovem celebra a conquista após uma vida marcada por lutas pela continuidade dos estudos.
“Eu queria poder dizer que me preparei com cursinhos, mas não tinha muito tempo. Estudava até onde conseguia, mesmo cansada, revisava o que aprendia na escola e na Central do Enem, que foi essencial para minha preparação”, explicou a jovem.
A estudante veio do interior para capital em busca de um ensino melhor e de qualidade
Foto: Larah Bastos/Seed
Aos cinco anos, Jaqueline mudou-se para o município de Ferreira Gomes com o pai, que havia conquistado um emprego de caseiro em um sítio. Ao concluir o ensino fundamental, devido à dificuldade com o transporte, teve que retornar até a capital para continuar o ensino médio.
Apesar de ser uma decisão difícil para a família, os pais acreditaram que essa mudança era essencial para o futuro da filha. Pela manhã, Jaqueline estudava na Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café, no Centro de Macapá, e dividia seu tempo entre as tarefas domésticas e o cuidados com o sobrinho.
"Nunca desista de si mesmo. Continue acreditando e se esforçando, porque uma hora você chega lá. Quando chegava em casa eu revisava as questões que os professores passavam, como palavras-chave para redação e assuntos que provavelmente cairiam na prova, algumas realmente caíram e isso ajudou", concluiu a estudante.
A estudante enfrentou desafios como dificuldades em matemática e redação, mas conseguiu superá-los com o suporte dos professores e sua própria determinação. Ela acredita que, apesar de muitas limitações, foi sua fé e o apoio familiar que a ajudaram a se manter motivada.
Apesar de não ter alcançado a pontuação necessária para Medicina, seu sonho inicial, Jaqueline já traçou novos objetivos. Ela pretende se inscrever no ProUni para cursar Biomedicina ou Direito no estado e desenvolver aspectos da comunicação para seguir evoluindo.
Central do Enem
Em 2024, o Governo do Amapá investiu R$ 1,8 bilhão na educação, com iniciativas como a Central do Enem, que ofereceu aulas específicas em 12 escolas-polo de Macapá e Santana. O programa atendeu mais de 6 mil alunos, preparando-os para o exame e fortalecendo o ensino público no estado.
Alunos de escolas estaduais do Amapá celebram resultados graças ao apoio obtido pela Central do Enem Foto: Foto: Evandro Vilhena/Seed