Número de inscritos na OBMEP 2019 bate recorde no Espírito Santo

Secretaria de Estado da Educação do ES

05.04.2019

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que está em sua 15ª edição, bateu recorde de inscrições no Espírito Santo este ano. Ao todo, 980 unidades escolares se inscreveram, representando 92% das escolas públicas e privadas de todo Estado. Em relação aos alunos, o número passou de 314.662 para 317.501 estudantes, atingindo 100% dos municípios do Estado.

De acordo com o assessor de Apoio Curricular da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Wellington Rosa de Azevedo, a OBMEP é mais uma ferramenta que estimula o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o Brasil. “Além de testar os conhecimentos, a Olimpíada permite aos estudantes a possiblidade de ampliar sua visão de mundo e abrir diversos caminhos acadêmicos ligados ao campo da Matemática”, disse.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a 15ª OBMEP somou mais de 18 milhões de estudantes inscritos.

“Ano a ano, os resultados dos estudantes capixabas são expressivos na OBMEP e de grande importância no que tange ao desempenho e à melhoria do ensino da Matemática no Espírito Santo. Esse aumento é reflexo do esforço de todos em preparar os estudantes da rede pública para se destacarem em olimpíadas científicas nacionais”, explicou Azevedo.

Criada pelo Impa em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Provas

As provas serão aplicadas no dia 21 de maio (1ª fase) e 28 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 03 de dezembro. Além de serem premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, o estudante ainda garante ingresso em programas de iniciação científica.

Texto: Soraia Camata