Número de inscritos ao Prêmio Professores do Brasil mais do que dobra em Goiás

Prêmios

14.06.2019

Considerando os números das edições de 2017 e de 2018 do Prêmio Professores do Brasil, Goiás deu um salto positivo no número de inscrições na 12ª edição, agora em 2019. Ao todo foram inscritos 262 trabalhos, dos quais, 228 são da rede pública estadual de ensino. Em 2017 foram 57 e, em 2018, 108 inscrições do estado, incluindo as da rede municipal, federal e conveniada. 

Se inscreveram os professores que desenvolvem em suas aulas, experiências bem sucedidas, criativas, inovadoras e passíveis de replicação. O prêmio tem o objetivo de valorizar os professores da educação básica pública de todo o Brasil que, com o seu trabalho, contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Estímulo

Desde que foi lançado, em abril, o Prêmio foi destaque nas falas da secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que, em várias ocasiões, conclamou a rede pública estadual de ensino a partilhar seus projetos exitosos. “Muitos professores estão fazendo coisas maravilhosas nas escolas e isso precisa ser divulgado e compartilhado com nossos colegas”, afirmava.

Para a secretária, a participação dos alunos, professores e das escolas em prêmios, concursos e olimpíadas que divulguem as suas ações de sucesso é uma importante forma de estímulo e motivação para a Educação como um todo.

Em relação ao Prêmio Professores do Brasil, Fátima Gavioli disse que representa um reconhecimento louvável aos projetos pedagógicos que contribuem para melhorar o ensino e a aprendizagem. “Essa iniciativa do MEC é uma das mais importantes da área no país no sentido de valorizar e reconhecer o papel dos educadores”, destacou.

Premiação 2019

A premiação total será de R$ 278 mil, distribuídos entre as fases estadual, regional e nacional. Na etapa estadual serão premiados 486 educadores, na regional será indicado um vencedor de cada região brasileira por categoria (30 indicações) e na nacional seis educadores, um por categoria, receberão prêmios.

Os seis vencedores nacionais e seus coordenadores pedagógicos também ganharão uma viagem. Também serão premiados trabalhos em cinco temáticas especiais: Esporte como Estratégia de Aprendizagem; Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional; Educação Empreendedora; Criação e Produção de Linguagens de Mídia por Professores e Estudantes no Ensino Fundamental e Médio; e Aprendizagem Criativa.

Exemplo

Vencedora nas etapas estadual e regional na categoria Ensino Médio, a professora Maria de Fátima Farias, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Pedro Gomes, de Goiânia, destacou Goiás na etapa nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil, no ano passado, com o projeto ‘Formação Superior e Carreira Profissional’.

Maria de Fátima conquistou o prêmio de R$ 7 mil, um troféu e uma placa comemorativa para sua escola. E, no final de maio e início deste mês, juntamente com os demais 29 finalistas, foi ao Canadá, numa viagem de missão de estudos, também como parte da sua premiação. “Queremos que exemplos como esse da nossa premiada professora Maria de Fátima sejam exemplos para toda a Educação em Goiás”. “Parabéns a todos os professores que se inscreveram em 2019”, fez questão de cumprimentar a secretária Fátima Gavioli.