Número de inscrições no Encceja 2019 cresce 43% em Goiás

Encceja

27.06.2019

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 se aproxima e o que mais chamou a atenção neste ano foi o crescimento significativo do número de inscrições em relação ao ano passado. Em 2018, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 64.749 pessoas se inscreveram para a prova. Já em 2019 foram 112.779 participantes, o que significa um aumento de 43%.

De acordo com a gerente do Programa de Fortalecimento do Ensino Médio Noturno/Educação de Jovens e Adultos (Profen/EJA), Vanuse Batista Pires Ribeiro, como o Encceja é um exame que avalia competências e habilidades que nem sempre são adquiridas por meio da educação formal, esse exame é uma grande oportunidade para quem deseja obter o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

“Esses dados nos servem como um alerta quanto ao número de pessoas que não consegue concluir os estudos na idade ou época considerada apropriada. Na verdade, nosso desejo enquanto educadores é de que esse número fosse bem menor, ou seja, que as pessoas conseguissem concluir seus estudos na idade considerada adequada pela legislação e por meio do acesso e permanência na escola”, ressalta Vanuse.

As provas

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). É gratuito e neste ano será realizado no dia 25 de agosto, um domingo. A prova será aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal. Em Goiás, a avaliação será realizada na Capital e em outras 26 cidades do interior do Estado.

As provas serão realizadas das 9 às 13 e das 15h30 às 20h30 (horário de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 8h e fechados às 8h45, para as provas aplicadas pela manhã; e abertos às 14h30 e fechados às 15h15, para as provas aplicadas à tarde (horário de Brasília).

O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. Para Língua Estrangeira Moderna todos farão provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

As provas para o Ensino Fundamental avaliam conhecimentos em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa e Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Já no Ensino Médio serão avaliados conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática, Língua Portuguesa e Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

O bom desempenho na avaliação garante ao inscrito a chance de obter o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência. A participação é voluntária e voltada a jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada.

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de Redação.

Para atingir a proficiência na área de conhecimento de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, o participante deverá obter também a pontuação igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de Redação.

Resultado e gabarito

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais, em data a ser divulgada posteriormente, mediante a inserção do número do CPF e da senha, no endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja, até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame.

Certificação

Para solicitar o Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, o participante deverá procurar a Secretaria Estadual da Educação de Goiás ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado por ele no ato da inscrição. Em Goiás, as Instituições Certificadoras do Encceja Nacional 2019 serão a Seduc e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, nos campus de Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Uruaçu, Luziânia, Aparecida de Goiânia, Formosa, Anápolis, cidade de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Senador Canedo, Valparaíso de Goiás, Urutaí, Rio Verde, Morrinhos, Ceres, Iporá, Campos Belos, Posse, Trindade, Catalão, Cristalina, Hidrolândia e de Ipameri.