Número de estudantes da rede estadual do Piauí inscritos na 27º Olimpíada Brasileira de Astronomia é 650% maior que em 2023

Piaui

17.05.2024

Mais de 37 mil estudantes de 264 escolas Seduc se inscreveram na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que ocorre nesta sexta-feira  (17). Um crescimento de 650% de inscrições, comparado ao ano passado, quando 5.712 alunos da rede estadual de ensino participaram da Olimpíada.

 Junto à OBA também acontecerá a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com 771 equipes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, inscritas e aptas a lançarem seus foguetes.

A olimpíada é dividida em quatro níveis. O nível 1 é aplicado para estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2, é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano.  Já o nível 4 é destinada ao ensino médio. Podem participar da OBA estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país. 

Na OBA, os 37.111 alunos Seduc serão submetidos a uma prova escrita de forma presencial, que deverá ser realizada dentro da escola, sob supervisão dos professores aplicadores. A avaliação será feita pela comissão organizadora do evento.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a participação dos estudantes Seduc na Olimpíadas Brasileira de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguete e relembrou o resultado dos alunos Seduc, que na OBA do ano passado, conquistaram 67 medalhas de ouro, 73 medalhas de prata e 52 medalhas de bronze.

“Estamos comemorando esse salto no número de inscrições dos alunos na OBA. Em apenas um ano, aumentamos em 6,5 vezes os inscritos e isso é resultado do destaque dos alunos Seduc em diversas olimpíadas do conhecimento, que motivam mais estudantes a participarem, e do trabalho da Seduc, que por meio da Seduc Olímpica, tem feito um trabalho de divulgação, apoio, incentivo e realização de olimpíadas em várias áreas do conhecimento nas escolas da rede estadual, além do engajamento dos professores e gestores nas escolas”.

O gestor da Educação frisou ainda que as Olimpíadas de conhecimentos têm o poder de fortalecer a aprendizagem e a  Seduc tem missão de incentivar e preparar os estudantes.

“O resultado desse trabalho são as várias medalhas alcançadas. Ano passado, por exemplo, na MOBFOG nacional, realizada no Rio de Janeiro, cinco equipes de estudantes Seduc participaram e todas as cinco equipes conquistaram medalha de prata para o Piauí. Isso é motivo de orgulho para nós”.  

A Coordenação de Olimpíadas da Seduc tem realizado um trabalho de divulgação e apoio das olimpíadas nas escolas públicas, com o objetivo de despertar a cultura olímpica nos estudantes.

Por meio da Seduc Olímpica, a Secretaria de Estado da Educação promove o torneio de Matemática das escolas estaduais, a Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, a Olimpíadas Piauiense de Língua Portuguesa e a Olimpíada Piauiense de Línguas.

“Atualmente estamos promovendo quatro olimpíadas estaduais e as demais a gente faz um trabalho de divulgação, de orientação, de incentivo à participação das escolas”, explicou o coordenador da Seduc Olímpica, Franklin Rinaldo.