Núcleo de Estudos de Línguas abre 4,1 mil vagas para cursos de idiomas gratuitos

Pernambuco

07.02.2022

A Secretaria de Educação e Esportes, por meio do Núcleo de Estudos de Línguas (NEL), abriu, nesta segunda-feira (07), inscrições para o curso de idiomas. O NEL é uma ação que tem por objetivo oferecer à comunidade escolar a oportunidade de aprender e ampliar os conhecimentos em outro idioma, levando em conta os interesses dos estudantes, suas necessidades linguísticas e oportunizando a proficiência comunicativa. Serão ofertadas 4.100 vagas em todo o Estado de Pernambuco divididas entre os cursos de inglês, espanhol e francês. As inscrições serão realizadas pela internet, através da plataforma online Sympla (com link específico para cada NEL), seguindo o calendário de inscrições. Confira aqui a relação completa de todos os Núcleos com seus respectivos links, bem como as orientações para inscrição.

O curso será presencial e terá carga horária de 280 horas, distribuídas em quatro semestres (70 horas cada) no período de dois anos (curso básico). As aulas acontecem duas vezes por semana, tendo a possibilidade de cursar por mais um ano o curso de aprofundamento. Para matricular-se é exigida a idade mínima de 13 anos e podem participar, preferencialmente, estudantes da escola e alunos de demais instituições públicas de ensino. A comunidade em geral pode se inscrever, em caso de vagas remanescentes, no dia 09 de fevereiro.  

Os candidatos devem anexar a seguinte documentação ao preencher o formulário: RG, CPF, comprovante de residência e, se for estudante, declaração da escola/instituição em que estuda. Em seguida, a coordenação do NEL entrará em contato com os inscritos para confirmar a matrícula. Os que não conseguirem realizar o cadastro online podem entrar em contato com a unidade de ensino por telefone para agendar o procedimento presencialmente.

As aulas estão previstas para começar no dia 21 de fevereiro para as turmas de segundas e quartas e dia 22 para turmas de terças e sextas. 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 3183-8620 


Cronograma 

07/02/2022 - Inscrições de estudantes da escola de origem (escola que sedia o NEL) 08/02/2022 - Inscrições de estudantes da rede pública estadual de Pernambuco 

09/02/2022 - Inscrições de estudantes de outras esferas da rede pública (municipal e/ou federal) 

10/02/2022 - Inscrições para a comunidade em geral 

11/02/2022 - Inscrições para vagas remanescentes