Núcleo de Arte e Cultura lança I Festival de Cinema das Escolas Estaduais – Prêmio “Joel Pizzini”

Mato Grosso do Sul

04.05.2023

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), em parceria com a MIS (Museu da Imagem do Som), com apoio cultural da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Fundação de Cultura de MS, Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e Rede Educativa de Rádio e TV, estará realizando o I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS – Prêmio “Joel Pizzini”.

O lançamento do Festival será no dia 8 de maio, às 14h, no Museu da Imagem de do Som, localizado no 3º andar do prédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, na avenida  Fernando Correa da Costa, 559, no centro de Campo Grande. Na ocasião será exibido o filme: “500 almas” de Joel Pizzini.

Participação

Poderão participar do I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS - Prêmio “Joel Pizzini”, estudantes devidamente matriculados das escolas da REE (Rede Estadual de Ensino). O Festival é de caráter competitivo com regulamento e temática especifica.

Todos os trabalhos serão submetidos as regras e avalição do corpo de jurados e ao final serão divulgados os resultados com a entrega da premiação e uma programação cultural prevista para acontecer em Campo Grande, no dia 28 de setembro, às 18h com local a ser definido e divulgado posteriormente.

Essa iniciativa partiu da necessidade de ampliar a promoção das práticas de produções artísticas dentro das escolas estaduais, uma vez que, o NUAC é um dos  principais responsáveis pelo desenvolvimento das políticas públicas de cultura em toda a Rede Estadual de ensino de MS.

Essas ações formam uma ampla programação cultural de compõe-se atividades permanentes como os projetos do Programa: Arte e cultura na escola, e eventos esporádicos abrangendo diferentes linguagens artísticas, tais como: Festival da canção, mostra cultural, encontros e formação de professores de artes.

Temática

De acordo com o gestor do NUAC Fábio Germano da Silva, o I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS é mais uma ação que possibilita o exercício da criação artística e participação coletiva dos nossos alunos, com o intuito de provocar discussões acerca de temas de relevância com foco na educação.

“O tema escolhido foi o meio ambiente onde os alunos poderão compor seus roteiros e discorrer suas histórias de modo criativo e original embasados pela pesquisa, e especial atenção as questões mais urgentes e reais que envolvem o tema proposto”, enfatiza Germano.

Os organizadores do Festival entendem que o meio ambiente é uma fonte inesgotável, e um universo de possibilidades para uma conscientização coletiva e urgente. E diante disso, a arte torna-se um meio de alertar, educar e conscientizar a nossa sociedade.

Cineasta Joel Pizzini

Joel Pizzini Filho nasceu Rio de Janeiro em 1960 e viveu um período de sua vida em Dourados, juntamente com a sua família. Seu trabalho no cinema inclui direção, roteiro, produção e cinematografia. Realizou os filmes: Último Trem (2014); Olho Nu (2012); Dormente (2005); 500 Almas (2004); Glauber Rocha (2004); realizado para a tv; Abry (2003); Enigma de um Dia (1996) e Caramujo-Flor (1988), dentre outros.

Recebeu diversos prêmios por seus filmes, entre eles o Prêmio Glauber Rocha de melhor filme concedido pela Jornada Internacional de Cinema da Bahia (1997), por Enigma de um Dia, o Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Brasília, por 500 Almas (2004) e o prêmio de Melhor Documentário Prêmio CPFL Energia É Tudo Verdade "Janela para o Contemporâneo" para Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz (2012).

Por tão relevantes contribuições para a arte do cinema a Secretaria de Estado de Educação decidiu homenagear o cineasta Joel Pizzini, que além de sua importante produção artística, mantém laços estreitos com a cultura sul-mato-grossense, sendo um autêntico representante da nossa identidade cultural e também pelo seu engajamento nas questões ambientais. Mais informações no Núcleo de Arte e Cultura, pelo telefone (67) 3323-7212.