Novos servidores da educação

Distrito Federal

21.05.2021

Governador nomeia 437 servidores públicos que passaram em concurso de 2016 para a carreira de assistência à educação


Vasti, com Ibaneis e Leandro Cruz: “A vitória de hoje é uma mudança de vida.” Foto: Álvaro Henrique | Ascom/SEEDF

Como ponto culminante de um processo de muitas contas, pedidos e ajustes desde a promoção do concurso público, em 2016, o governador Ibaneis Rocha decretou a nomeação de 437 novos servidores para a Secretaria de Educação do DF — todos eles da carreira de assistência à educação. A assinatura do decreto aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, na praça do Buriti, numa cerimônia concorrida e representa um investimento de R$ 19 milhões anuais para o Governo do Distrito Federal.

Eu terei o prazer de receber cada um e cada uma de vocês que participaram dessa luta comigo de mais de um ano pela convocação de vocês”, disse o secretário de Educação, Leandro Cruz, em seu discurso. “Essa convocação é importante para todos os estudantes. Nós não deixaremos nenhum para trás! E não deixaremos de tratar, de cuidar e de acolher também quando voltarem para as aulas presenciais, que ocorrerá muito em breve.”

Durante o evento, o governador destacou a importância do trabalho em equipe de deputados e secretários do Distrito Federal para a conquista da nomeação em tempo de pandemia. “Aqui nós nunca paramos. Fazemos com que a cidade ande, não pare e fique de cabeça erguida assim como estão vocês hoje. Agora vocês são servidores públicos. O termo servidor público tem que ser honrado e carregado com muito carinho, porque é servir a sociedade, a educação, o povo da sua cidade e a partir de agora vocês têm esse orgulho”, afirmou Ibaneis.

Os novos servidores atuarão em funções de assistência à educação. O chamamento se deu conforme a necessidade da Secretaria de Educação: 23 na área de psicologia, 2 de direito, 2 de contabilidade, 2 de tecnologia da informação, 2 de biblioteconomia, 2 de administração, 97 monitores, 85 secretários escolares e 220 de apoio administrativo.

A cerimônia contou com parlamentares e membros do governo federal. Participaram os deputados federais Celina Leão e Júlio César Ribeiro, a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, e os deputados distritais Rodrigo Delmasso, Cláudio Abrantes, Iolando, Roosevelt Vilela e Jorge Vianna. A presença deles foi agradecida por Ibaneis Rocha, que os convidou a subir ao palco.

Os deputados do DF têm um carinho enorme pelos servidores públicos, nos pedem a todo o momento para que sejam feitas as nomeações”, declarou Ibaneis. “Vocês [servidores] são recebidos na CLDF com seus pedidos, e eles trazem as solicitações ao governo”.

Agradecimento

Nomeada para o cargo de secretária escolar, Luciana das Graças Arruda não escondeu a satisfação de entrar para a Secretaria de Educação após uma espera de anos. “É inesquecível”, comemorou. “Foi uma luta árdua, e isso representa um reforço importante. É o que a gente fala: escola precisa de professores, mas também a parte administrativa é muito importante”.

Representante da comissão de aprovados, a agora servidora de apoio administrativo Vasti Gomes de Melo se emocionou ao lembrar os estudos e a luta pela nomeação. “A vitória de hoje é uma mudança de vida, não só pela questão de ter o emprego e realização pessoal, mas também de entrar e fazer a diferença na secretaria e oferecer para os estudantes do DF uma educação de qualidade”, disse.

Por Íris Cruz* | Ascom/SEE DF

*com informações da Agência Brasília