Novos ônibus escolares ampliam acesso à educação em Guaraqueçaba

Paraná

29.04.2024

Foi formalizada, na tarde desta sexta-feira (26), em Curitiba, a entrega de dois novos ônibus escolares para o município de Guaraqueçaba, no litoral paranaense. Os veículos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, viabilizados pelo Programa Caminho da Escola, cuja participação do Paraná se dá por meio da adesão à Ata de Registro de Preços do Edital PE 06/2023, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal.

 

Com um investimento de R$ 412 mil por veículo, os ônibus adquiridos em março de 2024 fazem parte da nova frota do transporte escolar que deve receber, ao longo do ano, mais 12 veículos, totalizando um investimento de aproximadamente 4.9 milhões de reais, provenientes de recursos do orçamento anual do Estado do Paraná, a partir do programa. As novas aquisições prometem ampliar o acesso à educação para todos os alunos, especialmente aqueles que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso.

 

“A ampliação da frota de ônibus escolares representa a redução da taxa de abandono escolar e promove a igualdade de oportunidades educacionais. Além disso, proporciona segurança no transporte dos alunos, tranquilizando pais e responsáveis”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

 

Para além dessas iniciativas imediatas, o governo estadual está empenhado em buscar novos investimentos para a educação de Guaraqueçaba. Em parceria com a Bancada Federal do Paraná, em Brasília, estão sendo planejados investimentos que totalizam aproximadamente 75 milhões de reais, provenientes da Emenda de Bancada - LOA federal 2024 e da Contrapartida Estadual.

 

“Esses recursos adicionais permitirão a implementação de projetos educacionais mais amplos, garantindo um futuro ainda mais promissor para os estudantes do município” finaliza Roni.

 

 

SOBRE O PROGRAMA - Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, objetiva garantir, prioritariamente, o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica.

 

O programa oferece ônibus, embarcações e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, onde normalmente há dificuldades para se chegar às unidades de ensino, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte escolar. Também visa proporcionar a participação dos estudantes em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico da escola e realizadas fora do ambiente escolar.

 

O controle da qualidade dos ônibus escolares é feito em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e os veículos são equipados com Dispositivos de Poltrona Móvel (DPM), para garantir acessibilidade aos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.