Novos gestores de escolas em tempo integral participam de formação continuada

Sergipe

10.02.2023

Os 24 diretores e novos professores que exercerão as funções no ensino em tempo integral da Rede Pública Estadual estiveram reunidos nesta quarta-feira, 8, no teatro Tobias Barreto, em Aracaju, com o objetivo de alinhar as estratégias, os conteúdos e os eixos formativos para o ano letivo 2023. A formação aconteceu dentro da programação da Jornada Pedagógica da Rede Estadual de Ensino, que prossegue até o dia 17 de fevereiro.

A coordenadora geral do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral, Mônica Rodrigues Silva, explica que o encontro foi a aula inicial da formação continuada prevista para acontecer a partir do dia 13 com todos os gestores e professores da modalidade. “Vamos agregar à base comum do currículo a base diversificada, ou seja, a tutoria, o protagonismo, o estudo orientado, as eletivas, para que os alunos possam desenvolver suas atividades e atinjam o sonho do projeto de vida de cada um”, disse.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, esteve presente no encontro para dar as boas-vindas e convidar os gestores e professores a estarem emanados na perseguição de resultados e do trabalho coletivo. “Quero participar dos encontros e me apresentar a fim de que possamos trocar experiências na busca de uma logística favorável de apoio, desde a infraestrutura até outras ações que permeiam o pedagógico e a dinâmica de cada uma das escolas. Sejam bem-vindos”, disse.

Jovens protagonistas

Integrados à programação, também ocorrem os encontros dos Jovens Protagonistas que farão o acolhimento dos alunos e participarão de todas as atividades de apoio dos centros de excelência no ano letivo 2023. Nesta quarta-feira, aconteceu a formação de 72 jovens. Os facilitadores foram ex-alunos que têm uma trajetória de sucesso no integral, a exemplo de Williston Augusto, do Centro de Excelência Miguel das Graças, em São Miguel do Aleixo; Samara Nicolly, do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, e Cícero Igor dos Santos, ex-aluno do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, em Aracaju.

Aprovado em um dos primeiros lugares e cursando o quarto período de Medicina na UFS, o jovem Williston Augusto leva toda a experiência de vida nessa modalidade não somente para os novos jovens protagonistas, mas também para os professores do Integral. “Trouxe a visão do projeto do integral e como ele se aplica à vida dos estudantes em todos os aspectos, principalmente o Projeto de Vida. As oportunidades que tive no ensino médio foram, boa parte, graças ao integral. Digo a eles que se deixem permitir, deixem-se moldar pelo programa e aproveitem”, avaliou.

A jovem Samara Nicolly, que indica o Projeto de Vida como um dos eixos mais importantes no integral, destaca que leva para os encontros as próprias experiências e o modelo de como ele funciona. Para ela, a educação e o conhecimento abrem portas. “Dentro do ensino médio integral desenvolvemos essas perspectivas e vemos que as nossas qualidades são capazes de levar a lugares que a gente não imaginava. Passar isso para o aluno que não imaginava é muito importante dentro da educação”, disse.

Modalidade Integral

Em Sergipe são 96 escolas que ofertam o ensino em tempo integral, dentre as 319 escolas da rede estadual de ensino. Desse total, iniciam em 2023, 24 novas escolas nas nove diretorias regionais de educação e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Foram contempladas 13 escolas de Ensino Médio, 11 do Ensino Fundamental, com a abertura de mais 1.150 vagas.

De acordo com a coordenadora Mônica Rodrigues Silva, Sergipe ganha mais uma vez com o processo de expansão das escolas que ofertam esse importante sistema. “Essa expansão é um avanço no Estado, que passa de 72 para 96 unidades, com a previsão de atingirmos a meta do Plano Nacional de Educação até 2026. O plano do governo estadual é atingirmos 83% do Ensino Médio. Mas, por conta dos bons resultados alcançados pelo programa não só em Sergipe, como também no Brasil, devemos ir além desse percentual. Isso mostra que estamos no caminho certo. Sergipe não poderia ficar de fora na oferta de uma educação de qualidade”, disse.