Programa AlfaMais já está sendo executado nas escolas da rede estadual de Goiás

Goiás

28.03.2022

As turmas de Educação Infantil e 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais começam a vivenciar uma nova forma de aprender a ler e escrever. O Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais), do Governo de Goiás, iniciou o ano letivo de 2022 com formação para os profissionais da Educação e vai distribuir, nas próximas semanas, materiais de apoio à Alfabetização para professores e estudantes das redes públicas de ensino em 245 municípios goianos.

A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Giselle Faria, explica que os cursos formativos do AlfaMais serão realizados ao longo de 2022, simultaneamente à execução do programa em sala de aula. “A formação será dividida em quatro módulos, nas três instâncias: estadual, regional e municipal. Essa formação é toda baseada no material complementar, que vai chegar nos próximos meses em todos os municípios”, descreveu Giselle, referindo-se ao Livro do Professor e o Livro do Aluno, para 1º e 2º ano, e o Planejamento Docente na Educação Infantil, para professores da Educação Infantil.

Os materiais foram elaborados pela Seduc com o objetivo de apoiar a alfabetização em sala de aula, de forma lúdica e contextual, a partir da cultura goiana, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva.

Próximos passos do programa
“Nossa expectativa é que, com essa formação e esse material didático, no final do ano nós tenhamos uma melhora nos resultados e os alunos saiam do 2º ano sabendo ler e escrever”, afirmou a superintendente.

O próximo passo do programa será a avaliação de fluência leitora dos estudantes do 2º ano. A avaliação deve ser aplicada em abril, para diagnosticar o nível de alfabetização das crianças. Essa será a segunda avaliação de fluência dentro do programa AlfaMais. A primeira avaliação foi realizada em setembro de 2021 com 70 mil estudantes.

Formações do AlfaMais
Em fevereiro de 2022, a Seduc realizou o I Encontro Formativo para profissionais do Programa AlfaMais, na sede da secretaria, com 160 profissionais das equipes regionais do programa. Os participantes replicaram as informações nas suas Coordenações Regionais de Educação (CREs), que ficaram responsáveis pela formação das equipes municipais.  

No dia 25 de abril, a Seduc inicia também o curso de Formação Continuada “A Gestão Escolar e o Compromisso com a Alfabetização de Goiás”, para gestores de escolas com turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e Educação Infantil para alunos de 4 e 5 anos. 

Sobre o AlfaMais Goiás
O AlfaMais foi criado pelo Governo de Goiás em 2021 por meio da Lei nº 21.071 e prevê a colaboração com 245 municípios que aderiram ao programa. O objetivo do AlfaMais é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas e assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental. 

O programa inclui a formação de professores, elaboração e entrega de materiais didáticos complementares, pagamento de bolsas para profissionais envolvidos, premiação de escolas com os melhores resultados, fomento às unidades com menores índices de alfabetização e instituição do ICMS educacional.