Novo Portal do Consed é apresentado ao Fórum de Secretários

Consed

27.03.2015

Ainda na manhã do dia 20, segundo dia da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed, que aconteceu em Florianópolis – SC, foi apresentada ao Fórum de Secretários o Novo Portal do Consed.

A apresentação coube ao consultor de tecnologia do Consed, Álvaro Nunes Prestes, que detalhou alguns aspectos do novo Portal do CONSED. Segundo o consultor o novo canal “se constituirá como o principal canal de comunicação, interlocução, articulação e mobilização das Secretarias Estaduais de Educação”.

Álvaro destaca ainda que o novo Portal do CONSED, que foi construído a partir da utilização de softwares livres, “representa um avanço significativo em relação à comunicação e à gestão do CONSED, permitindo a integração, em um mesmo ambiente virtual, de diversas funcionalidades, sistemas, recursos e conteúdos úteis para as Secretarias”.

Durante a apresentação ao Fórum de Secretários ocorreram algumas observações e recomendações. A secretária de Estado da Educação de Rondônia, Aparecida de Fátima Gaviolli sugeriu a adaptação do espaço de publicações para às normas do ISSBN e/ou Scielo, criando assim “uma seção específica do Portal para que se propicie a publicação de pesquisas e/ou artigos científicos com valor acadêmico e reconhecimento curricular”, disse.

O secretário de Estado da Educação e da Qualidade de Ensino do Amazonas, Rossieli da Silva, fez um pedido para que se inclua no Portal “uma sistematização dos dados das avalições de todos os Estados, para que seja a fonte preferencial de informações para a imprensa”, pontuou.

Ocorreram, também, manifestações de outros secretários que, em suma, elogiaram a iniciativa de lançamento e as funcionalidades do Portal, bem como sugerem alguns aprimoramentos pontuais e atualizações de dados para que o Portal se constitua de fato em um manancial de informações de (e para) todas as secretarias.

Novo Portal Consed – Considerado uma mudança de concepção em relação aos Canais institucionais de comunicação do Conselho, especialmente, em relação ao conceito do Novo Portal Consed, que passou de um perfil de site institucional para um portal que integrará todo o conteúdo produzido pelos Conselho e as Secretarias Estaduais de Educação. Este principal canal irá fortalecer os demais canais institucionais de comunicação potencializando assim a propagação da posição institucional. Além disso, possibilitará a estruturação de Rede Colaborativa sobre Educação.

O Novo Portal abrigar, além de uma central de conteúdo, diversos outros sistemas. A nova interface é extremamente intuitiva, simples e de fácil navegabilidade e totalmente adaptadas aos mais recentes mecanismos de acessibilidade, sendo possível compartilhamento conteúdo com as principais redes sociais e mecanismos de troca de conteúdo.

No projeto desenvolvido pela ConsisTI, consultoria de tecnologia do Consed, foram construídas possibilidades para possíveis expansões, tanto pela adição de novas funcionalidades quanto pela adição de novos módulos. O gerenciamento das entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, é outra inovação que está intrinsicamente ligada às atribuições estatutárias do Consed, que poderá integrar e articular o relacionamento com as Secretarias por meio de um Gestor de Relacionamento de Entidades – GRE.